C-130J da RAF realizará missões na Antártida. Um C-130J Hércules da Royal Air Force (RAF), operado pelo 47 Squadron, está realizando uma longa missão de transporte tático entre a sua base em RAF Brize Norton, no Reino Unido, e o Aeroporto de Mount Pleasant, nas Ilhas Falklands, no Atlântico Sul.
Equipado com tanques de combustível externos, o alcance básico (vazio) do Lockheed C-130J é de pouco mais de de 3.500 milhas náuticas (6.400 km). A distância em linha reta entre a Inglaterra e as Falklands é de aproximadamente 7.800 milhas náuticas (14.280 km).
O Hércules, matrícula ZH868, iniciou em 08/01 o voo “ASCOT 5720” (código de chamada no rádio), a partir da RAF Brize Norton, UK (BZZ/EGVN), realizando escalas técnicas em Gibraltar, UK (GIB/LXGB), Dakar, Senegal (DSS/GOBD), Recife (REC/SBRF) e Rio de Janeiro (GIG/SBGL), no Brasil, e finalmente, a RAF Mount Pleasant, nas Falklands (MPN/EGYP), onde pousou cinco dias depois. Inicialmente estava prevista uma escala nas Ilhas Ascensão (UK), que foi alterada por Recife.
O exercício tem como objetivo final o ressuprimento da estação antártica avançada “Sky Blue”, localizada na latitude 75º Sul, região de Southern Palmer Land, Antártida, em apoio as pesquisas britânicas no Continente gelado. O nome da Estação tem origem da área de gelo azul que a circunda, que é formada por gelo extremamente denso, cuja característica é a ausência das bolhas de ar que normalmente estão presas em outras áreas de gelo.
O C-130J, matrícula ZH868, deverá realizar uma série de voos de reabastecimento da “Sky Blue”, e para isso contará com o apoio de um Airbus A330MRTT Voyager, baseado em Mount Pleasant, que realizará missões de reabastecimento em voo do Hércules.
Fonte: RAF
@FFO