C-130H colombiano pousa pela primeira vez na Base Antártica Argentina. Pela primeira vez, um Lockheed C-130H Hércules da Força Aérea Colombiana (FAC) pousou na pista da Base Antártica Conjunta Argentina de Marambio.
Com apoio da Força Aérea Argentina (FAA) o C-130H colombiano, matrícula FAC 1005, transportou na semana passada um grupo de pesquisadores argentinos e colombianos até Marambio, onde eles irão conhecer as bases científicas antárticas argentinas.
O objetivo da expedição é reconhecer o terreno e realizar levantamentos topográficos que irão auxiliar nas pretensões do Programa Antártico Colombiano (PAC) de estabelecer uma futura estação científica no Continente Branco.
Além disso, o General Adilson Bueno, Comandante da Sétima Expedição da FAC à Antártida, informou que um dos projetos colombianos na Antártida é estudar diversos materiais para construir uma cápsula espacial para treinar astronautas e seu comportamento em ambientes extremos.
“ Há um objetivo secundário nesta expedição, que é o astronauta colombiano na década de 2030. Também estamos fazendo isso por meio de pesquisa porque é a forma como colaboramos com a NASA. Aqui na Antártida, é justamente porque é um ambiente incomum para humanos, com temperaturas muito baixas como as do espaço, e é o lugar mais adequado para começar a fazer esses estudos fisiológicos e psicológicos dos colombianos, seu comportamento nesses tipos de cenários e condições especiais”, disse o General Bueno.
@FFO
Em sua primeira viagem oficial, o novo Presidente da Argentina, Javier Milei, visitou no sábado (06/01), as bases antárticas de Marambio e Esperanza. Para chegar no continente gelado, Milei e sua comitiva decolaram de Rio Gallegos a bordo de um C-130H da Força Aérea Argentina (FAA).
Em "Notícias"
Uma aeronave da Força Aérea Argentina (FAA) inaugurou no sábado (1º/06), a nova pista da Base Antártica Petrel. A histórica operação foi realizada pelo Saab 340, matrícula T-34, pertencente ao VI Esquadrão Aéreo da IX Brigada Aérea, sediada em Comodoro Rivadavia.
Em "Notícias"
Um bimotor Saab 340 da Força Aérea Argentina (FAA) pousou pela primeira vez na Base Antártica Argentina de Marambio. A operação aconteceu no domingo (25/02), e tinha como objetivo preparar os tripulantes do "340" para o início das operações regulares no continente gelado, previstas para os próximos dias.
Em "Notícias"