C-130 da RAF realiza exercício no deserto da Jordânia. Aeronaves Lockheed Martin C-130J Hercules da Real Força Aérea realizaram um exercício sobre a Jordânia durante a última semana de junho. O destacamento de C-130J, oriundos da RAF Brize Norton, participou de uma demonstração de “Projeção de Força” do Reino Unido durante um exercício conjunto com as Forças da Jordânia. O principal foco do exercício foi conduzir uma inserção a baixa altitude de mais de 150 membros da 16 Air Assault Brigade do Exército Britânico no Deserto da Jordânia, que após o pouso, se uniram ao Grupo de Forças Especiais da Jordânia para ações de combate contra um suposto grupo terrorista.
“As Forças Armadas do Reino Unido estão com a Jordânia contra as ameaças compartilhadas na região. Este exercício conjunto é uma demonstração da capacidade impressionante da nossa Força de Resposta Global de operar em vários cenários e em ambientes hostis. Eles são os soldados do futuro, prontos para enfrentar as constantes mudanças de ameaças em todo o mundo”.
James Heappey – Ministro das Forças Armadas
A missão contou com três C-130J da RAF, que lançaram tropas e suprimentos em uma zona de guerra simulada. Os três Hercules foram escoltadas por dois Eurofighter Typhoons até a Jordânia desde a RAF Akrotiri, no Chipre. Já em espaço aéreo jordaniano, os Typhoons ganharam a companhia de caças Lockheed Martin F-16C da Royal Jordanian Air Force (RJAF), que juntos forneceram apoio aéreo aproximado para as tropas no solo.
A missão aérea foi controlada por uma aeronave Airborne Warning and Control System (AWACS) Boeing E-3D Sentry AEW1 da RAF. Antes da infiltração dos paraquedistas pelos C-130J, a missão foi precedida pelo envio, dias antes, de Desbravadores da 16 Air Assault Brigade, com sede em Colchester. Os desbravadores realizaram um salto a 12 mil pés sobre o deserto, para preparar e proteger as zonas de lançamento, que dias depois recebeu os elementos da Força de Assalto, junto com 15 toneladas de equipamento, lançados de paraquedas a baixa altitude. Dois C-130 lançaram cada um 70-80 Pqds, enquanto um terceiro Hercules lançou contêineres com 15 toneladas de suprimentos.
“Voar em nível baixo para lançar paraquedistas e suprimentos é nosso pão com manteiga. Treinamos para isso regularmente e estabelecemos uma estreita relação de trabalho com 16 Brigadas de Assalto Aéreo”.
Tenente Manson – Destacamento Hercules da RAF
A tripulação dos três C-130J Hércules envolvidos no exercício são dos esquadrões 24 e 47, que contaram com o apoio da Air Delivery Wing e da No 1 Air Mobility Wing, todos baseadas na RAF Brize Norton.
A Jordânia é um parceiro importante para o Reino Unido na região. O exercício conjunto demonstra o compromisso do Reino Unido com a Jordânia e a estabilidade regional.
“Esta foi uma oportunidade fantástica de se envolver algo um pouco diferente. Não é todo dia que você é capaz de lançar tantas tropas em uma zona de guerra simulada com escolta de caças! Isso é o mais perto que chega de um cenário real de combate”.
Tenente Manson – Destacamento Hercules da RAF
A aeronave C-130J é a última de uma longa linha de aeronaves C-130 Hercules operadas pela RAF. Em breve, eles serão substituídos pelo A400M Atlas.
@CAS