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C-105A abandonado em Surucucu há nove anos está sendo desmontado pela FAB

30 de maio de 2025
C-105A abandonado em Surucucu há nove anos está sendo desmontado pela FAB (Fotos: redes sociais).
C-105A abandonado em Surucucu há nove anos está sendo desmontado pela FAB (Fotos: redes sociais).

C-105A abandonado em Surucucu há nove anos está sendo desmontado pela FAB. A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a desmontagem da fuselagem de um avião de transporte C-105A Amazonas, acidentado há mais de nove anos no Aeroporto de Surucucu (ICAO: SWUQ), município de Alto Alegre–RR, situado a cerca de 330 km a oeste da capital Boa Vista.

Recém recebido pela FAB, o C-105A 2808 é visto na Base Aérea de Canoas em 2009, ainda sem as marcas de esquadrão. Na época ele foi designado para o 1º/15º GAv "Esquadrão Onça" (Foto: Tito Leandro Borges, via Jetphotos).
Recebido pela FAB em setembro de 2008, o C-105A 2808 é visto aqui na Base Aérea de Canoas em outubro de 2009, ainda sem as marcas de esquadrão. Na época ele foi designado para o 1º/15º GAv “Esquadrão Onça” (Foto: Tito Leandro Borges, via Jetphotos).

Em 27 de fevereiro de 2016, o C-105A Amazonas (designação da FAB para o Airbus C295), matrícula 2808 (serial S-049), operado pelo 1º/9º GAv “Esquadrão Arara”, decolou de Boa Vista em missão de apoio ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Surucu, Durante a aterrissagem, a aeronave sofreu um colapso no trem de pouso o que acabou causando sua saída da pista.

Posição de parada final do FAB 2808 imediatamente após sair da pista de pouso em Surucucu (Foto: redes sociais).
Posição de parada final do FAB 2808 imediatamente após sair da pista de pouso em Surucucu (Foto: redes sociais).

Nenhum dos seis tripulantes que estavam a bordo se feriram, mas os sérios danos estruturais e a grande complexidade de consertar a aeronave no meio a floresta amazônica tornaram a recuperação do 2808 inviável. Na época do acidente a aeronave tinha menos oito anos de operação.

Situação dos trens de pouso do ARARA 08 logo após o acidente em Surucucu (Foto: redes sociais).
Situação dos trens de pouso do ARARA 08 logo após o acidente em Surucucu (Foto: redes sociais).

Alguns meses após o acidente, a FAB retirou todos os equipamentos embarcados, motores, hélices, assentos e demais itens passíveis de remoção, que foram recertificados para reaproveitamento no restante da frota de onze C-105A. Desde então, a “carcaça” do 2808 ficou abandonada ao lado do pátio de manobras de Surucucu.

Cerca de dois anos após o acidente, o FAB 2808 estava sem diversos componentes reutilizáveis, que foram removidos pela FAB para uso no restante da frota (Foto: redes sociais).
Cerca de dois anos após o acidente, o FAB 2808 estava sem diversos componentes reutilizáveis, que foram removidos pela FAB para uso no restante da frota (Foto: redes sociais).

Passados quase dez anos do acidente, recentemente surgiram imagens nas redes sociais mostrando que a FAB iniciou o desmantelamento da fuselagem do 2808. De acordo com as informações e as imagens não oficiais, um helicóptero H-60L Black Hawk está levando as partes cortadas do C-105A de Surucu para a Base Aérea de Boa Vista. O destino final dos destroços não foi divulgado.

Seção dianteira com a cabine do C-105A sendo transportada pelo H-60L (Foto: redes sociais).
Seção dianteira com a cabine do C-105A sendo transportada pelo H-60L (Foto: redes sociais).

Em 2005 a FAB encomendou para a Airbus doze novos C295 para substituir a envelhecida frota de bimotores de transporte C-115 Búfalo (designação militar FAB para o de Havilland Canada DHC-5 Bufallo). Recebidos a partir de 2007, os novos C295, ou C-105A Amazonas, foram matriculados de 2800 à 2811 e distribuídos entre o 1°/9° GAv “Esquadrão Arara” de Manaus/AM e o 1°/15° GAv “Esquadrão Onça” de Campo Grande/MS. Nestes quase 20 anos de operações, o 2808 foi o único C-105A perdido em acidente pela FAB.

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