
250819-N-GC617-1332 GULF OF ALASKA (Aug. 19, 2025) An F/A-18E Super Hornet, attached to Strike Fighter Squadron (VFA) 14, launches off the flight deck of the Nimitz-class aircraft carrier USS Abraham Lincoln (CVN 72) during exercise Northern Edge 2025 (NE25). NE25 is an exercise led by U.S. Indo-Pacific Command that serves as a platform for joint, multi-domain operations to deliver high-end, realistic warfighter training strengthen joint interoperability, and sharpen the air and sea-based combat readiness of U.S. and participating forces. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Shepard Fosdyke-Jackson)

BVRAAM AIM-174B é visto no exercício Northern Edge 2025. Fotos divulgadas pela US Navy mostram caças F/A-18E do VFA-14, operando a bordo do porta-aviões classe Nimitz, o USS Abraham Lincoln (CVN-72), armados com mísseis Raytheon AIM-174B Gunslinger.
Agora eles são visto embarcados, operando no Exercício Northern Edge 2025 (NE25). O NE25 é um exercício liderado pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA (INDOPACOM) que serve como plataforma para operações conjuntas em múltiplos domínios, a fim de oferecer treinamento realista e de alto nível para combatentes, fortalecer a interoperabilidade conjunta e aprimorar a prontidão de combate aéreo e marítimo das forças americanas e participantes. O NE25 foi realizado na costa do Alasca.
A foto mostra que a US Navy está expandindo o uso do AIM-174B em seus porta-aviões para garantir que os caças Super Hornet continuem relevantes no combate aéreo por mais algum tempo, até a definição do programa F/A-XX ainda em desenvolvimento e a introdução em larga escala do F-35C em andamento.

AIM-174B BVRAAM
O AIM-174B foi oficialmente revelado em 2024. Mas já era visto muito antes em caças Super Hornet de ensaio em voo do Esquadrão VX-9. O míssil ar-ar, desenvolvido diretamente a partir dos mísseis de defesa aérea de longo alcance SM-6 (RIM-174) dos contratorpedeiros da Marinha dos EUA, marca a reintrodução dos Beyond Visual Range Air-to-Air Missile (BVRAAM) com alcance extremo pela primeira vez em décadas, após a aposentadoria do AIM-54 Phoenix usado nos F-14 Tomcat.
Assim como o SM-6, o AIM-174B incorpora um buscador de radar ativo baseado na tecnologia do AIM-120 AMRAAM com atualizações de orientação de meio curso por meio de link de dados aberto à entrada da plataforma de lançamento, E-2D AEW&C ou até mesmo navios.
Comparado ao AIM-120D AMRAAM, com um alcance instrumentado de mais de 160 km, a fuselagem significativamente maior do AIM-174B deve resultar em alcances pelo menos comparáveis aos do SM-6, avaliado em 370 km.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS