• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

BVRAAM: 84 AIM-120C-8 para a Dinamarca

13 de junho de 2024
BVRAAM: 84 AIM-120C-8 para a Dinamarca. Míssil ar-ar avançado de médio alcance Raytheon AIM-120C-8 AMRRAM. Foto: USAF.

BVRAAM: 84 AIM-120C-8 para a Dinamarca. O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda militar estrangeira (FMS) ao governo da Dinamarca de um lote de mísseis ar-ar avançados de médio alcance Raytheon AIM-120C-8, bem como logística e apoio de engenharia a um custo estimado de US$ 215,5 milhões.

O Governo da Dinamarca solicitou a compra 84 AIM-120C-8 AMRAAM. Também estão incluídos os seguintes itens: seções de controle AMRAAM sobressalentes; contêineres e equipamentos de apoio; suporte de munições e equipamentos de apoio; peças sobressalentes, consumíveis, acessórios e suporte para reparos e devoluções; software de armas e equipamentos de suporte; entrega e suporte de software classificado; apoio ao transporte e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa.

A Dinamarca já opera o AIM-120 AMRAAM no seu inventário e não terá dificuldade em absorver estes artigos nas suas forças armadas. A venda proposta deste equipamento e apoio não alterará o equilíbrio militar básico na região. O contratante principal será a RTX Corporation, localizada em Tucson, AZ. Eles serão empregados pelos F-16AM/BM remanescentes e, principalmente, os F-35A da Royal Danish Air Force (RDAF).

O AIM-120 AMRAAM é um BVRAAM (Beyond-Visual-Range Air-to-Air Missile), capaz de operações diurnas e noturnas em qualquer clima. Ele usa orientação de radar por transmissão-recepção ativa. Quando um míssil AMRAAM é lançado, os pilotos da OTAN usam o código abreviado “Fox Three”. É do tipo dispare e esqueça.

O AMRAAM tem sido utilizado em vários combates, conseguindo 16 mortes ar-ar em conflitos no Iraque, Bósnia, Kosovo, Índia e Síria. Existem atualmente quatro variantes principais do AMRAAM, todas em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos, na Marinha dos Estados Unidos e no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. O AIM-120A não está mais em produção e compartilha as asas e nadadeiras ampliadas com o sucessor AIM-120B. O AIM-120C possui superfícies aerodinâmicas “cortadas” menores para permitir maior transporte interno no USAF F-22 Raptor de quatro para seis AMRAAM.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login