

Bundeswehr recebe o primeiro Pilatus PC-12. A fabricante suíça de aeronaves Pilatus Aircraft, recentemente entregou o primeiro monomotor PC-12 NGX para as Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr). A aeronave será operada pelo Centro Técnico de Equipamentos Aeronáuticos das Forças Armadas (WTD 61), sediado na Base Aérea de Ingolstadt/Manching.
O monomotor turboélice Pilatus PC-12, matrícula militar alemã 98+01, é a primeira aeronave desse modelo no inventário da Bundeswehr. Em sua versão mais atual, o PC-12 tem capacidade para seis passageiros, carga útil máxima de 1.060 kg, alcance de aproximadamente 2.400 km e velocidade de cruzeiro de 290 nós (530 km/h). Com capacidade para operar em pistas não pavimentadas, o PC-12 pode decolar em 750 metros e pousar em menos de 700 metros.

O WDT 61 é responsável por testar e avaliar aeronaves e equipamentos de aviação para as Forças Armadas Alemãs. Além desta missão primária, o Pilatus PC-12 também servirá para treinamento de pilotos, missões de ligação e de transporte logístico leve. “O PC-12 nos ajudará a executar nossas tarefas de treinamento e transporte com eficiência e segurança”, afirmou Barbara Reinhold, diretora do WTD 61.
Para a Pilatus Aircraft, a entrega do PC-12 é um marco na colaboração com as Forças Armadas Alemãs. “Estamos convencidos de que a versatilidade excepcional, a aviônica moderna e a confiabilidade comprovada do PC-12 o tornam ideal para atender às necessidades das Forças Armadas Alemãs”, disse Ioannis Papachristofilou, Vice-Presidente de Aviação Governamental da Pilatus. “O PC-12 contribuirá significativamente para o desempenho de tarefas complexas”, afirmou.
Para cumprir sua missão básica, além do PC-12 NGX, o WTD 61 conta com uma frota especialmente instrumentalizada, incluindo o caça Eurofighter Typhoon, o jato de combate Panavia Tornado, o avião de transporte Airbus A400M e diversos modelos de helicópteros.
Entre no nosso grupo de WhatsApp