Bulgária quer mais F-16. Em uma audiência no parlamento da Bulgária realizada em 20 de agosto de 2021, o Ministro da Defesa da Bulgária, Georgi Panayotov, disse divulgou uma Carta de Solicitação (LOR – Letter of Request) para uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA – Letter of Offer and Acceptance) para um segundo lote de oito aviões Lockheed Martin F-16V Bloco 70 para o Bulgarski Voenno Vzdushni Sili (BVVS) ou Força Aérea da Bulgária. Vale lembrar que a BVVS já havia adquirido em abril de 2020 um lote inicial de 8 aeronaves por US$ 512 milhões, que deverão ser entregues em 2023.
Segundo declarações do ministro aos parlamentares, o pedido incluiu também pacotes de armas ar-ar e ar-solo, além de equipamentos de logística, treinamento e manutenção de aeronaves. Os planos atuais da Força Aérea preveem que os Vipers sejam alocados em uma única unidade aérea, em substituição aos MiG-29A/UB, que provavelmente, será o 1/3 Iztrebitelna Avio Eskadrila (1º Esquadrão de Caça da 3ª Ala) com sede na Base Aérea 3 na Base Aérea Graf Ignatievo (LBPG).
A legislação búlgara exige um plano de investimento estruturado para cada projeto de aquisição de defesa superior a US$ 60 milhões. Este plano requer aprovação governamental e parlamentar antes que um acordo real possa ser alcançado. O ministro Panayotov foi convidado para uma audiência parlamentar para explicar o plano, após a mídia local divulgar que o Ministério da Defesa pretende adquirir um segundo lote de oito F-16V.
@CAS