Bulgária quer alugar caça F-16 nos próximos anos. A Bulgária está procurando caças de combate para alugar para os próximos três anos. O motivo: os MiG-29 não podem mais ser reparados, devido ao longo ciclo de vida destes caças da era soviética. Os caças F-16 são a opção preferida, uma vez que o F-16 Block 70 foi escolhido pela Bulgarski Voenno Vzdushni Sili — BVVS (Força Aérea da Bulgária). Este lote consiste em 10 F-16C e seis F-16D, além de logística e armamentos relacionados.
A posição foi expressa pelo Chefe do Estado Maior do Ministério da Defesa, o Almirante Emil Eftimov, durante uma entrevista a Rádio Nacional Búlgara em 16 de novembro. De acordo com o Alte Eftimov, é melhor para a Bulgária procurar caças para aluguel pelos próximos três anos e, se possível, Lockheed Martin F-16 dos modelos AM/BM ou C/D. Há duas razões para esta preferência: a Bulgária espera a primeira entrega dos oito primeiros F-16V de fábrica no período 2024 – 2026. A segunda razão é que já existem pilotos búlgaros treinados no F-16.
O Alte Eftimov anunciou que o governo de Sofia já enviou cartas de solicitação aos países parceiros como EUA e membros da OTAN para o arrendamento de caças F-16 “excessivos” em suas forças aéreas, fato que até o momento não rendeu respostas positivas. A Bulgária atualmente opera principalmente dois tipos de aeronaves de combate — 12 caças MiG-29 e 13 Su-25, estes ao que consta estão sendo retirados de serviço e entregues a Ucrânia.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS