Bulgária autoriza sobrevoo de avião com diplomatas russos. O governo da Bulgária abriu uma exceção, e autorizou que um jato estatal russo cruzasse o seu espaço aéreo no último domingo (23/04). O Ilyushin-Il-96-300 voou de Sochi, na costa sudoeste da Rússia, para Belgrado, na Sérvia, e posteriormente para Moscou, cruzando o espaço aéreo búlgaro.
Embora a Bulgária tenha fechado oficialmente seu espaço aéreo para aviões russos, desde a invasão à Ucrânia em fevereiro, a autorização especial de sobrevoo do jato teve alegados motivos “humanitários e diplomáticos”.
O caso em questão envolveu o Il-96-300, matrícula RA-96014, pertencente ao Destacamento de Voo Especial Rossiya (RSD). A sua missão foi, novamente, transportar diplomatas e funcionários de embaixadas fechadas por diversos países da Comunidade Européia de volta para a Rússia.
O voo diplomático “RSD 086” iniciou na manhã de domingo (24/04), na rota entre o Aeroporto de Sochi (AER/URSS), para o Aeroporto Nikola Tesla (BEG/LYBE), em Belgrado, cruzando pela primeira vez a Região de Informação de Voo (FIR) Sofia. O retorno aconteceu no meio da tarde, em rota via FIR Sofia, Mar Negro, livrando a área da Ucrânia, para então prosseguir para o Aeroporto de Moscou-Vnukovo (VKO/UUWW), na Rússia.
No último dia 12 de abril, noticiamos uma reclamação da Finlândia, de que um Il-96 do governo russo em missão diplomática – por coincidência o próprio RA-96014 – teria momentaneamente invadido o espaço aéreo do seu país.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO