Bronco II entra na fase final da competição do Armed Overwatch. A empresa Leidos Defense anunciou em 11 de junho, que foi selecionada para entrar na fase final do programa da aeronave Armed Overwatch do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (USSOCOM – US Special Operations Command). A Leidos, juntamente com a Paramount USA e a Vertex, estão entre as cinco equipes que receberam um total de US$ 19,3 milhões para apresentação do protótipo do Bronco II, na Terceira Fase de Demonstração Operacional, que deverá acontecer no final deste mês.
A aeronave Bronco II foi projetada para flexibilidade de missão final, e está equipada com um sistema exclusivo de compartimento interno multi-missão intercambiável. O IMSB (Interchangeable Multi-Mission System Bay) permite que uma estrutura seja configurada de maneira fácil e rápida, para acomodar equipamentos para diversos tipos funções, como por exemplo, ISR, SCAR, FAC, CAS, sensores, sistemas de comunicação, armamentos de precisão, conjunto eletrônico de autoproteção e sistemas de planejamento de missão.
“Nossa equipe combina décadas de experiência na integração e fabricação de soluções aerotransportadas de ponta para o combatente. Estamos emocionados por termos sido selecionados para competir na fase final”, disse Gerry Fasano, Presidente do Leidos Defense Group.
“Acreditamos que o Bronco II é a aeronave definitiva da próxima geração, projetada para para antecipar o futuro contra os requisitos operacionais em evolução no campo de batalha assimétrico, particularmente operado pelas USSOCOM. Por meio de nossa parceria com a Leidos, estamos ansiosos para desenvolver nosso legado de 27 anos de projeto e produção de sistemas robustos e tecnologicamente avançados. Nossa equipe projetou e desenvolveu uma plataforma centrada na América para o mercado mundial, e estamos ansiosos para trazer o Bronco II de volta”, disse Ivor Ichikowitz, Presidente do Paramount Grupo.
“A Vertex tem um legado de 50 anos de apoio a missões de combate. Os nossos funcionários altamente qualificados irão montar o Bronco II nossas instalações em Crestview, Flórida, e fornecerão o suporte de sistemas para o cliente. Temos orgulho de ser parte integrante desta equipe”, disse Ed Boyington, Presidente e CEO da Vertex Aerospace.
O Bronco II conta com seis pontos subalares para armamentos, vários locais para instalação de sensores espalhados pela fuselagem, e um módulo intercambiável na parte inferior da fuselagem (IMSB), o que significa que pode ser facilmente equipado com uma ampla gama de missões que normalmente necessitam aviões diferentes.
Com pequenas dimensões, o Bronco II foi projetado para ser colocado em um contêiner padrão de 40 pés, e transportado por longas distâncias em aeronaves C-130 Hércules e C-17 Globemaster III, por exemplo. Em menos de doze horas, ele é montado e está pronto para operar.
@FFO