• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

British Joint Helicopter Command apoia ações no Mali

5 de novembro de 2020
Destacamento britânico abastece um Tiger francês no Mali (Foto: RAF).

O Comando Conjunto de Helicópteros (JHC – Joint Helicopter Command) do Exército Britânico (British Army) está liderando o apoio do Reino Unido às Operações de Contra-Insurgência da França na África Ocidental, conduzindo diversas operações com helicópteros de transporte.

A implantação dos CH-47 Chinook da Royal Air Force (RAF) começou a ser feita em 2018, sendo o JHC o responsável por sustentar estas operação por dois anos, fornecendo o pessoal capacitado, juntamente com o planejamento necessário para garantir a continuidade das operações. Apesar de complicado, o planejamento garantiu, por exemplo, que um C-17A Globemaster III do 99 Sqn, procedente da RAF Brize Norton, conduzisse a troca de células de CH-47 com sucesso. O pessoal do JHC também está destacado no Mali, mais precisamente na Base Aérea de Gao, para apoiar o flight 1310, que atualmente é composto pelo do 18 (B) Sqn equipado com os CH-47.

C-17 da RAF fazendo a rotação de células de CH-47 da RAF (Foto: RAF).

Uma das unidades do JHC que apóia a operação é a Tactical Supply Wing (TSW). O destacamento de quatro caminhões tanque tipo Oshkosh Tactical Aircraft Refueller, que pode conter 15.000 litros de combustível. O combustível usado é retirado do principal depósito de combustível francês em Base Aérea de Gao.

O cabo Russ Purcell, comandante do destacamento TSW, disse:

“É muito gratificante poder colocar todo o nosso treinamento em prática em uma situação tão desafiadora e ver que nossas habilidades contribuem para a conclusão bem-sucedida das várias missões que apoiamos”.

O Tactical Supply Wing (TSW) possui caminhões tanque tipo Oshkosh Tactical Aircraft Refueller (Foto: RAF).

Conforme a operação se desenvolveu, o papel da pequena equipe de TSW aumentou. Isso significa que agora eles podem reabastecer rotineiramente os C-17 e A400M da RAF, que fornecem a ponte aérea logística a operação. Além disso, o TSW tem assumido cada vez mais a liderança na introdução de atividades de reabastecimento especializado para todos os helicópteros atualmente baseados em Gao, incluindo os helicópteros Merlins dinamarqueses e Tiger franceses, bem como os Chinook da RAF.

O programa de treinamento de interoperabilidade introduziu reabastecimento com giro de rotores. Isso significa que o helicóptero é reabastecido sem que os motores sejam desligados, mantendo assim, os rotores continuem girando. Este procedimento de reabastecimento é uma atividade especializada que requer treinamento adicional, uma atividade em que os reabastecedores militares da RAF e do Corpo de Aviação do Exército do Reino Unido se especializam.

O TSW atende os C-17 (foto) e os A400M da RAF no Mali regularmente (Foto: RAF).

O Tenente Coronel Steve Brining, Comandante do Componente Nacional do Reino Unido e oficial sênior em Mali, disse:

“O papel do JHC tem sido fundamental para o sucesso das operações de helicópteros do Reino Unido na região do Sahel Africano. Os capacitadores que são implantados fornecem o suporte de missão crítica que é necessário para conduzir essas operações com sucesso, juntamente com o suporte que recebemos do Quartel General do Comando Conjunto de Helicópteros no Reino Unido”.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login