Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer faleceu aos 100 anos de idade. Na noite de terça-feira (03), o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 100 anos de idade. A Força Aérea Brasileira (FAB) lamentou o falecimento do Oficial, cuja história foi marcada por competência e dedicação à aviação militar.
Uma carreira de conquistas
Natural do Rio Grande do Sul (RS), o Brigadeiro do Ar Clóvis de Athayde Bohrer ingressou na Força Aérea Brasileira em 15 de março de 1941, sendo declarado Aspirante a Oficial em 1945 e promovido ao posto de Brigadeiro em 31 de março de 1975.
Nascido em 12 de junho, data que simbolicamente coincide com o Dia da Aviação de Transporte, o Brigadeiro Athayde foi um dos pilares dessa Aviação, contribuído de forma inigualada para a história do Correio Aéreo Nacional (CAN) e, por extensão, para a história da Força Aérea. Assim, como piloto e líder, destacou-se em missões desafiadoras, demonstrando coragem e bravura.
Presença constante e devoção à FAB
Mesmo após deixar o serviço ativo, o Brigadeiro Athayde continuou presente nos eventos e cerimônias realizadas pela Força Aérea. No último 12 de junho, o piloto também foi homenageado por seu centésimo aniversário durante as comemorações do 93º ano do Correio Aéreo Nacional (CAN). Já no último dia 30 de julho, na solenidade em homenagem aos veteranos da FAB, ele comandou a tropa de veteranos e demonstrou toda a sua devoção à Força Aérea.
“Nestas cerimônias, passa um filme em nossas cabeças cujas imagens nos trazem doces e saudosas lembranças. É, então nesse momento que lembramos que fomos partícipes do trabalho que trouxe a Força Aérea até o patamar em que se encontra atualmente, de operacionalidade e eficiência. É por isso que, ao vermos tudo o que ela representa, nossos corações se enchem de orgulho”, disse na ocasião.
Memória preservada
Durante o evento Avaliação Periódica Institucional e de Monitoramento da Aeronáutica (APRIMORAR), realizado nesta quarta-feira (04/12), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno expressou seu profundo pesar pelo falecimento do Brigadeiro do Ar Athayde, destacando sua trajetória na FAB, seja como líder, seja como o mentor que foi para ele quando ainda Cadete na Academia da Força Aérea (AFA).
“Sua ausência será sentida, mas suas contribuições permanecerão como legado para a nossa Força Aérea e para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Aos familiares, é oferecida solidariedade, com a certeza de que ele alça um “voo mais alto” junto ao Pai Celestial. Brigadeiro Athayde, o Senhor deixa saudades, mas também orgulha toda a Instituição, forjada da coragem e da dedicação de exemplares militares como o Senhor. Descanse em paz e receba, neste momento, o nosso minuto silêncio, um tributo que simboliza 100 anos de uma vida plena de realizações, marcada pelo profundo respeito, admiração e, sobretudo, amizade. Descanse em paz, prezado Brigadeiro”, finalizou o Comandante.
Honras Fúnebres
O velório será realizado nesta quinta-feira (05), de 08h às 13h, na Capela 01 do Cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro (RJ). O Comando da Aeronáutica expressa suas condolências à família e amigos.
Em 2023 a FAB lançou uma série sobre as memórias do Brigadeiro do Ar Athayde, que pode ser acessada abaixo:
@FFO