

Bridges Air Cargo recebeu o primeiro E-Freighter E190F do mundo. O primeiro Embraer 190 no mundo convertido de passageiro para cargueiro, foi recentemente entregue pela Embraer para a Bridges Air Cargo. A companhia aérea sediada em Malta anunciou em 22/08 o recebimento da aeronave, designada E-Freighter E190F.
O primeiro E-Freighter E190F do mundo, matrícula provisória N986TA (número de série 19000360), voou na semana passada da sede da Embraer em São José dos Campos, em São Paulo, para Maastricht, na Holanda, com escalas técnicas em Recife e Ilha do Sal. Após concluídos os trâmites de documentação e a entrada em operação, a aeronave ostentará a matrícula 9H-BRD.
A Bridges Air Cargo, empresa lançadora mundial do modelo E-Freighter, é parte do grupo Bridges Worldwide, líder de soluções para a comunidade internacional de logística, entrega rápida e remessa expressa. A companhia tem parcerias com líderes globais em logística – como FedEx, DHL e UPS. Um segundo ERJ190F também está em planejamento.

Fabricado em maio de 2010 e entregue no mês seguinte para a companhia aérea TACA International Airlines, em maio de 2013, este E190 foi transferido para a Avianca El Salvador, onde transportou passageiros até 2022, quando foi devolvido ao proprietário American Lessor Regional One. Em 2023 foi iniciado o processo de conversão para cargueiro, conhecido como “P2F”.
A conversão P2F foi realizada nas instalações da Embraer em São José dos Campos. Entre as modificações incluiu a instalação de uma porta de carga dianteira, sistema de manuseio de cargas, reforço do piso, uma barreira rígida de carga 9G (RCB), sistema de detecção de fumaça, extintores de incêndio classe “E” no compartimento principal, alterações no sistema de ar-condicionado e pressurização, remoção de acessórios internos e regulamentações relativas ao transporte de materiais perigosos.
Os cargueiros E190F poderão transportar uma carga útil total (piso superior e inferior) de até 13.500 kg com um alcance de até 4.259 km (2.300 milhas náuticas). A Embraer garantiu encomendas para a conversão de cerca de 60 aeronaves das famílias E190 e E195 (versão alongada).
O E190F foi lançado para atender às demandas dinâmicas do comércio eletrônico e do comércio moderno, que exigem entregas ágeis e operações descentralizadas, impulsionando a demanda por entregas mais rápidas de remessas para mercados secundários e terciários. O jato foi desenvolvido para preencher uma lacuna no mercado de carga aérea e para substituir modelos mais antigos e menos eficientes.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO