

Brasílias da FAU voam em formação pela 1ª vez. Em 30 de abril, sobre o sul do Uruguai, ocorreu a primeira surtida de formação dos dois Embraer EMB-120 do Escuadrón Aéreo No.3 (Transporte).
Um deles, o FAU 550, ostenta as cores militares uruguaias desde 1999, quando chegou para integrar a EA nº 3 (Transporte), originário dos inventários da empresa aérea regional americana Continental Express, após ser inspecionado pelo fabricante em São José dos Campos/SP.

Sua primeira missão foi transportar uma criança para Porto Alegre para um transplante, embora normalmente seja utilizado para transportar autoridades, equipes esportivas, e, esporadicamente, apoia alguma viagem à Patagônia Chilena (Punta Arenas) do Instituto Antártico. Ele costumava realizar seus programas de manutenção na antiga TAP Engenharia & Manutenção, em Porto Alegre, e hoje, este serviço é feito na empresa sul-mato-grossense ATM.

A empresa, sediada em Campo Grande, realizou também, no início do ano passado, a revisão do mais novo Brasília da frota da FAU, vinda da empresa Inter Caribbean. O FAU 551, cujo layout interno (banheiro localizado na frente, enquanto o FAU 550 tem um atrás) permite a entrada de maca e instrumentos médicos de UTI pela parte traseira.
A ATM configurou a aeronave para o EA nº 3 (Transporte), que chegou a Montevidéu em 23 de dezembro, enquanto sua irmã gêmea permaneceu em Campo Grande por alguns meses para inspeções programadas.
Por fim, após o regresso do FAU 550 ao Uruguai, ocorreu no último dia de abril, um treinamento de voo de formatura, com a participação de um Airbus C-212 Aviocar da FAU para registro fotográfico. As imagens deste voo icônico estão na sequência.




Primeiro voo de EVAM do FAU 551
Primeira missão de Evacuação Aeromédica (EVAM) da C-120 Brasília FAU 551 ocirreu na tarde de quarta-feira, 7 de mai. O FAU 551 pertencente ao EA nº 3 (Transporte) realizou o traslado médico de uma criança com insuficiência hepática aguda. O menor foi transferido da Brigada Aérea I (Carrasco) para o Hospital Italiano em Buenos Aires para tratamento.


Entre no nosso grupo de WhatsApp
TEXTO: Javier Bonilla.
Fotos: Fuerza Aérea Uruguaya (FAU).
@CAS