Brasil tem novo Ministro da Defesa. O General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira foi nomeado Ministro da Defesa pelo Presidente Jair Bolsonaro, em substituição ao General Walter Braga Netto. A exoneração e a nomeação foi publicada no dia 31 de março no Diário Oficial da União (DOU).
A saída de Braga Netto do Ministério da Defesa foi a pedido para que o mesmo componha a chapa como candidato a vice-presidente do presidente Jair Bolsonaro (PL) que irá buscar a reeleição em outubro. Ele havia sido nomeado em 29 de março de 2021, e ficou portanto, um no no cargo. A legislação eleitoral exige que ministros deixem o cargo seis meses antes da votação. Braga Netto foi nomeado assessor especial no gabinete de Bolsonaro, função que pode abandonar até três meses antes do pleito de 2 de outubro, se quiser disputar a eleição.
Para assumir o cargo de Ministro da Defesa, o General Paulo Sérgio deixou o Comando do Exército sendo sucedido pelo General de Exército Marco Antonio Freire Gomes. O novo ministro da Defesa nasceu em 28 de agosto de 1958, na cidade de Iguatu (CE), tem 63 anos e atua nas Forças Armadas desde 1974. Ele chegou ao comando do Exército em abril de 2021, após os comandantes das três Forças, Exército, Marinha e Aeronáutica deixaram o cargo após a saída do então ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, por questões políticas.
A posse ainda não foi marcada, mas deve ocorrer nos próximos dias, tanto a de transmissão de cargo do Comando do Exército, como a de transmissão de cargo no Ministério da Defesa. O Gen Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira será o 14º a ocupar a cadeira de Ministro da Defesa do Brasil desde 1999 e o quarto do Governo Jair Bolsonaro.
@CAS