Brasil envia especialistas para combater incêndios florestais no Canadá. O governo brasileiro enviou ao Canadá mais de cem especialistas para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem aquele país. O voo com os brasileiros partiu ontem (21/07) de Brasília (DF) diretamente para a cidade de Abbotsford, província de Colúmbia Britânica, no sudoeste do Canadá.
Nota RFA: os brasileiros foram transportados pelo Boeing 767-200ER da companhia norte-americana Eastern Airlines, matrícula N605KW, fretado pelo governo do Canadá. A aeronave partiu às 08h40 (horário local) da Base Aérea de Brasília (SBBR/BSB) para o Aeroporto Internacional de Abbotsford (CYXX/YXX), com uma escala técnica na Cidade do Panamá (MPTO/PTY), para reabastecimento.
“Vamos levar ao Canadá a experiência brasileira na atuação em grandes desastres pelo mundo, como ocorreu no terremoto na Turquia, recentemente. O trabalho da Defesa Civil Nacional, dos corpos de bombeiros e de toda a equipe empenhados nesta missão será muito importante no combate aos incêndios florestais que atingem o país”, destacou Wesley Felinto, Líder-Adjunto da operação brasileira.
A equipe brasileira é composta de 104 profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP); e bombeiros militares dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e do Distrito Federal.
“Neste dia, eu não poderia estar mais convicto de que o Brasil é um verdadeiro parceiro do Canadá. Essa iniciativa representa a maior missão brasileira de ajuda humanitária da história e demonstra a importância que o Brasil atribui as nossas relações bilaterais, bem como, o compromisso em auxiliar nações amigas na preservação ambiental e nas respostas às mudanças climáticas”, disse Simon Cridland, encarregado de negócios da embaixada do Canadá, antes do embarque da equipe.
Por determinação legal do governo canadense, todas as despesas com o envio da equipe brasileira serão reembolsadas pelo país anfitrião. A previsão de retorno ao Brasil está prevista para 24 de agosto.
Fonte: Governo do Brasil
@FFO