Brasil e Uruguai implementam célula Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea do Brasil (CGNA) subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB), conduziu com sucesso a capacitação de profissionais do Uruguai para a implementação da célula de Gerenciamento de Fluxo (FMC — Flow Management Cell) em Montevidéu.
Entre 13 e 24 de novembro, representantes do CGNA ministraram instruções acerca das medidas empregadas e legislações específicas para Controladores de Voo uruguaios, estabelecendo o processo de normatização e capacitação operacional da FMC-Montevideo.
Com isso, o Uruguai colocará em vigor a partir de 1º de dezembro o Plano Diário ATFM (PDA), uma ferramenta vital para a otimização do tráfego aéreo diário que proporcionará maior eficiência de prognósticos e circulação de informações, resultando em uma contribuição significativa para a coordenação e o gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo.
Essa ação faz parte da longa parceria entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica (DINACIA), com o objetivo de fortalecer o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) na Região SAM (América do Sul).
A missão faz parte do Acordo de Cooperação Técnico firmado entre os países, fortalecendo o compromisso conjunto de promover a ordenação e eficiência de voos no espaço aéreo sul-americano, estabelecendo bases sólidas para futuras colaborações entre os membros da comunidade aeronáutica.
Fonte: FAB
@FFO