

Brasil e Suécia reafirmam parceria em defesa durante encontro em Estocolmo. No dia 16/09, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, representando o Ministro da Defesa do Brasil, foi recebido pelo Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, em Estocolmo.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à cooperação no campo da defesa aérea, incluindo o Programa Gripen e a aquisição de aeronaves multimissão C-390 Millennium pela Suécia. Também foi destacada a importância do grupo de alto nível em aeronáutica, criado em 2015, como mecanismo fundamental para aprofundar as iniciativas conjuntas.

A agenda reforçou ainda o simbolismo da proximidade entre Brasil e Suécia
que, em 2026, celebram 200 anos de relações diplomáticas. Entre os avanços recentes, foi ressaltada a entrega e integração das dez primeiras aeronaves F-39 Gripen à Força Aérea Brasileira, em Anápolis–GO, e a produção local em Gavião Peixoto–SP, onde está prevista a conclusão do primeiro caça produzido no Brasil até o final de 2025.
Na oportunidade, o Ministro da Defesa da Suécia afirmou Pål Jonson a relevância da cooperação bilateral.
“O trabalho conjunto entre Brasil e Suécia fortalece não somente nossas capacidades defensivas, mas também impulsiona o desenvolvimento tecnológico e a integração industrial, em benefício de
ambas as nações”.
Como parte da programação, o Comandante da Aeronáutica visitou, em 17/09, as instalações da Saab em Linköping, onde se reuniu com equipes brasileiras e suecas envolvidas no Programa Gripen.
A reunião resultou na assinatura de uma Declaração Conjunta, que reafirma o compromisso dos dois países em ampliar a cooperação em defesa, incentivar a participação em feiras internacionais do setor e estreitar o diálogo político-militar em temas regionais e globais.
Fonte FAB.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS