Botsuana recebeu um C-130H Hércules doado pelos EUA. A Força de Defesa de Botsuana (BDF) recentemente recebeu um Lockheed Martin C-130H Hércules doado pelo governo dos Estados Unidos. A aeronave foi entregue em uma cerimônia realizada no dia 27/06 no Aeroporto Internacional Sir Seretse Khama, em Gaborone.
Apesar da entrega oficial ocorrer no final do mês passado, o C-130H matriculado OM4 (c/n 4640 ex-USAF 74-1675), chegou ao país africano em 24 de maio, de acordo com um comunicado da Embaixada dos EUA em Gaborone.
“A transferência desta aeronave dos Estados Unidos para Botsuana é uma prova de como os EUA e Botsuana trabalham juntos para promover um compromisso compartilhado com a paz, a segurança e as florestas na região”, declarou o embaixador dos EUA em Botsuana, Howard Van Vranken.
Avaliado em aproximadamente US$ 30 milhões, o avião foi doado à Botsuana sob o programa de transferência de equipamentos excedentes de defesa para países amigos, mantido pelo governo americano.
“Este C-130H não poderia ter chegado em melhor hora. Há apenas um ano, o último dos C-130B, que nos serviram fabulosamente por um quarto de século, foi aterrado”, disse Thomas Kagiso Mmusi, Ministro da Defesa e Segurança de Botsuana.
O novo C-130H restitui a capacidade de transporte tático pesado do Esquadrão Z10 da BDF, afetada com a recente desativação do último dos seus três antigos C-130B (OM1 à OM3) recebidos da Guarda Aérea da Carolina do Norte em 1997.
@FFO