Botsuana negocia a compra de caças indianos HAL Tejas. O governo de Botsuana e a estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) vem mantendo conversas com para a possível aquisição de um lote de caças HAL Tejas. O objetivo é a modernização da frota de defesa aérea do país africano.
A primeira linha de caças da Força de Defesa de Botsuana (BDF) está baseada em uma envelhecida frota de 13 supersônicos Northrop/Canadair CF-5A/D, adquiridos de segunda mão da Força Aérea Real Canadense (RCAF), há quase 20 anos.
Produzidos nos anos 1970, os CF-5A/D são versões dos Northrop F-5A/B, fabricados sob licença no Canadá. A avançada idade do projeto e a consequente escassez de componentes e peças de reposição no mercado, estão dificultando a manutenção e encarecendo a operação dessas aeronaves.
Além de renovar a frota de caças, Botsuana busca restabelecer a paridade regional, uma vez que seus vizinhos já fizeram essa opção. A Zâmbia, por exemplo, opera caças MiG-21-2000, modernizados pela Israel Aerospace Industries, a Namíbia possui caças chineses Chengdu F/FT-7NM e o Zimbábue supersônicos caças FC-1, também produzidos na China.
Um eventual acordo entre ambos governos deverá ir além do fornecimento das aeronaves. Projeta-se uma parceria estratégica, onde Botsuana receberá a transferência de tecnologia e estatal indiana ingressará no mercado de defesa na África, atualmente dominada por indústrias da China, Rússia e Turquia.
Entre 1996 e 2000, a BDF adquiriu da RCAF 18 caças Canadair CF-5A/D, designados localmente como BF-5, e reunidos no Esquadrão Z28, sediado na Base Aérea de Maparangwane-Molepolole.
Originalmente foram recebidos 13 BF-5A (monoplace), matriculados de OJ1 à OJ11 e cinco BF-5D (biplace), matriculados de OJ21 à OJ25. Pelo menos dois foram perdidos em acidentes. Não há informações atualizadas sobre a atual disponibilidade da frota.
@FFO