Boom XB-1 se aproxima da barreira do som antes do voo supersônico. Conforme a Boom, esse foi um marco importante no programa de testes, porque essa pressão dinâmica tem um efeito sério no desempenho da aeronave, especialmente nos controles de voo.
Em 15 de janeiro de 2025, durante um voo de 44 minutos (o 11º da aeronave N900XB), o piloto de testes chefe da Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg, voou com o XB-1 a 29.481 pés e atingiu uma velocidade máxima de Mach 0,95, logo abaixo do supersônico. O objetivo principal do voo era testar a aeronave a uma pressão dinâmica de 383 knots, maior do que o esperado durante seu primeiro voo supersônico a Mach 1,1. Isso marca a pressão dinâmica máxima que o XB-1 encontrará, garantindo sua integridade estrutural.
A pressão dinâmica, que mede a força da resistência do ar à medida que o avião acelera, é crítica ao se aproximar de velocidades supersônicas. Os testes de voo ajustam a pressão dinâmica ou o número de Mach para manter a segurança e a precisão. Em altitudes mais baixas, velocidades mais rápidas resultam em maior pressão dinâmica, enquanto o efeito diminui em altitudes mais altas. Esta fase de testes ajuda a refinar o desempenho do XB-1 para futuros voos supersônicos.
@CAS