• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Boom XB-1 quebra barreira do som pela primeira vez

29 de janeiro de 2025
Boom XB-1 quebra barreira do som pela primeira vez. O XB-1 tornou-se “supersônico” . Foto: Boom.

Boom XB-1 quebra barreira do som pela primeira vez. A aeronave de teste da Boom Supersonic atingiu Mach 1.122 em voo na manhã de 28 de janeiro sobre o deserto de Mojave, na Califórnia.

Equipe da Boom na sala de controle, neste dia histórico. Foto: Boom
Equipe da Boom na sala de controle, neste dia histórico. Foto: Boom.

Foi o primeiro voo supersônico da aeronave conceito, matriculada N990XB. A aeronave de teste de três motores da Boom Supersonic quebrou a barreira do som em um voo na manhã de 28 de janeiro durante o 12º voo, desde sua decolagem inaugural em 22 de março de 2024. É a primeira vez na história que uma aeronave civil dos EUA atingiu velocidade supersônica.

XB-1 voando com um chasse, um F-1B da ATAC. Foto: Boom.

O XB-1 decolou aproximadamente às 8h20 acompanhado pelas aeronaves Mirage F1C N604AX da ATAC e T-38B N938TC Talon privado e, após 11 minutos e 35 segundos de voo, acelerou para quebrar a barreira do som a uma altitude de 35.100 pés (10.700 metros).

XB-1 regressando a Mojave. foto: Boom.
XB-1 regressando a Mojave. foto: Boom.

A aeronave chegou a voar a Mach 1.122 antes de desacelerar e retornar a Mojave após 33 minutos e 48 segundos no ar. Foi uma marco, que deverá revolucionar o transporte aéreo.

Imagem mostra o XB-1 em voo supersônico. Foto: Boom.
Imagem mostra o XB-1 em voo supersônico. Foto: Boom.

“O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou”, disse o CEO da Boom, Blake Scholl.

Vídeo Boom.

O fundador da empresa pretende levar ao mercado a primeira aeronave supersônica comercial desde que o Concorde foi aposentado há mais de 20 anos. O futuro Overture poderá transportar até 80 passageiros a velocidades de Mach 1,7, permitidas apenas sobre oceanos. Alimentado por três motores General Electric CJ610, ele foi projetado para manter Mach 2,2, com mais de 1.000 milhas náuticas (1.900 km; 1.200 mi) de alcance.

XB-1 voando com um chasse, um F-1B N604AX da ATAC. Foto: Boom.
XB-1 voando com um chasse, um F-1B N604AX da ATAC. Foto: Boom.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login