Bonanza brasileiro com quase 500 kg de cocaína faz pouso de emergência na Guiana. A Polícia da Guiana apreendeu um monomotor brasileiro com dois tripulantes, após um pouso não programado em uma estrada na vila de Orealla, nordeste do país, divisa com o Suriname. O Beechcraft H35 Bonanza, fabricado em 1957, prefixo brasileiro PT-SRR, estava carregado com quase meia tonelada de cocaína.
Após o pouso, o piloto teria informado para os moradores que estavam em viagem de lazer e pesca desportiva, e que teriam encontrado más condições meteorológicas em rota. Com pouco combustível e desorientados, localizaram a vila de Orealla, região de Mahaica-Berbice, onde realizaram o pouso na estrada local.
Avisados pelos populares, o oficiais do Destacamento Policial da Região 6 compareceram ao local, onde localizaram à bordo do monomotor, 453 pacotes de um quilo de cocaína cada. Além da droga, a polícia apreendeu dois GPS, um equipamento de rádio, três aparelhos celulares e os documentos dos tripulantes e da aeronave.
Imediatamente os brasileiros receberam voz de prisão e a aeronave foi retida pela Guyana Civil Aviation Authority (GCAA). O portal INews Guyana divulgou o nome dos brasileiros como sendo Salem Nóbrega de Alencar e Isaias Luiz Pereira. A procedência e destino final da aeronave não foram divulgados.
Equipes da forças especiais da Policia (SWAT), Forças Armadas da Guyana (GDF) e da Agência Antidrogas e Aduana (CANU), foram enviadas para a vila de Orealla em um helicóptero Bell 412 da GDF. Os dois brasileiros estão sob custódia policial enquanto as investigações continuam.
@FFO