Bombeiros da Paraíba receberam Cessna Grand Caravan. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) recentemente recebeu uma segunda aeronave para missões de transporte aeromédico. Trata-se de um monomotor Cessna C208B Grand Caravan, arrendado com recursos próprios do Estado, em um investimento de mais de R$ 7 milhões por ano.
O Grand Caravan, matrícula PT-PTA (c/n 208B0763), ostenta a pintura completa do CBMPB e a designação “Bombeiro 02”. Com uma autonomia de até quatro horas e meia de voo, o Cessna C208B pode realizar missões de transporte aeromédico de pacientes infantis e adultos, além de poder ser equipado com uma incubadora para recém-nascidos. A tripulação básica para esse tipo de operação é composta por dois pilotos, um médico e um enfermeiro.
“A saúde da Paraíba voa mais alto e se coloca em outro patamar, com duas aeronaves para o transporte de pacientes, ampliando a nossa linha de cuidados específicos. A Paraíba já é referência nacional com o programa Coração Paraibano, com rede de hemodinâmica e telemedicina, e seguiremos avançando em favor da vida, com a descentralização dos serviços de saúde, dando segurança e acessibilidade aos pacientes dos grandes e pequenos municípios”, disse o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, durante o evento de entrega da aeronave.
Fabricado em 1999, o PT-PTA chegou ao Brasil para operar pela extinta companhia aérea regional Penta Linhas Aéreas. Desde então ele passou por diversas pequenas empresas como RIMA Táxi Aéreo e a Cleiton Táxi Aéreo. Consultando o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), atualmente ele pertence a PEC Táxi Aéreo, sediada no Aeroporto de Goiânia (GO). Não foi informado qual período do arrendamento ao Estado da Paraíba.
A frota do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (GRAME), operada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, conta ainda o monomotor Piper PA-32R-301T Saratoga, matrícula PR-TPW “Bombeiro 01”, recebido em 2021.
@FFO