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Bombardier: último Global 6000 entregue à Saab para conversão em GlobalEye

27 de agosto de 2021

210824 This picture is brought to You by, SAAB AB, and is free of all use. Foto:Lasse Hejdenberg. Hejdlösa Bilder AB lasse.hejdenberg@hejdlosa.se +46703311118 Box 594 581 07 Linköping Sweden 300 dpi, AdobeRGB

A Bombardier entrega último Global à Saab para conversão em GlobalEye. O último Global 6000 chegando a Linköping na Suécia no dia 26 de agosto para fechar a encomenda de cinco unidades para a UAEAF (Foto: Bombardier).
O último Global 6000 chegando a Linköping na Suécia no dia 26 de agosto para fechar a encomenda de cinco unidades para a UAEAF (Foto: Bombardier).

Bombardier: último Global 6000 entregue à Saab para conversão em GlobalEye. A Bombardier entregou nas instalações da Saab, em Linköping, na Suécia, no dia 26 de agosto, o quinto e último jato executivo Global 6000 para conversão na configuração GlobalEye AEW&C, para a United Arab Emirates Air Force (UAEAF). O jato partiu da fábrica da Bombardier em Toronto, no Canadá, onde passou por extensos trabalhos internos na Flying Colors Corporation, em Peterborough, Ontário.

O contrato original com os Emirados Árabes Unidos, envolvendo dois GlobalEyes, foi assinado em 2015, com um terceiro exemplar encomendado em 2017. Em janeiro de 2020, a Saab recebeu um contrato subsequente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para a aquisição de mais dois sistemas GlobalEye. As cinco aeronaves da UAEAF – muito provavelmente todos – serão baseados na Base Aérea de Al Minhad, em Dubai.

A EAUAF vai empregar cinco Saab GlobalEye  (David-Donald).
Bombardier: último Global 6000 entregue à Saab para conversão em GlobalEye. A EAUAF vai empregar cinco Saab GlobalEye (Foto: David-Donald).

O GlobalEye é uma plataforma de Comando e Controle (C2), ISR e AEW&C, baseada no jato executivo Bombardier BD700-1A10 Global 6000. A UAEAF é o primeiro cliente do GlobalEye, que emprega um conjunto de sensores de alerta antecipado Saab Erieye Extended Range (ER), banda S (2–4 GHz), e radares de busca marítima Leonardo Seaspray 7500E. Já saíram da linha de montagem as aeronaves matrículas SE-RMY (c/n 9714), SE-RMZ (c/n 9743) e SE-RMU (c/n 9787), todos já entregues para a UAEAF, com matrículas militares 1340, 1341 e 1342, respectivamente. Os dois novos GlobalEye serão os UAEAF 1343 e 1344.

@CAS

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