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Bombardier oferece aeronaves VIP e de REVO para a USAF

7 de outubro de 2025
Bombardier oferece aeronaves VIP e de REVO para a USAF. Representação da Bombardier de uma versão de transporte executivo militar do seu Global 8000. Foto: Bombardier
Bombardier oferece aeronaves VIP e de REVO para a USAF. Representação da Bombardier de uma versão de transporte executivo militar do seu Global 8000. Foto: Bombardier

Bombardier oferece aeronaves VIP e de REVO para a USAF. A Bombardier está oferecendo sua aeronave mais nova e de maior alcance para substituir dois aviões de transporte executivo na frota da USAF, além de lançar suas fuselagens para possíveis tarefas de reabastecimento.

A Bombardier Defense exibiu um Global 8000 na pintura azul-claro e branca da aeronave de transporte executivo da Força Aérea dos EUA na Conferência de Espaço Aéreo e Cibernética da Associação de Forças Aéreas e Espaciais no final de setembro em Maryland.

A Força Aérea busca substituir seu C-40, a aeronave baseada no 737NG usada para transporte aéreo executivo. Além disso, o Comando de Mobilidade Aérea manifestou a intenção de substituir a frota de C-37 da Gulfstream. A Bombardier argumenta que o Global 8000 seria a melhor opção para substituir o C-40, já que o jato particular maior atende aos requisitos de tamanho. Ele também pode substituir o C-37, o que significa que ambas as missões podem ser atendidas por um único modelo.

A Bombardier já constrói aeronaves para a USAF no âmbito do programa E-11A Battlefield Airborne Communications Node (BACN), com a nona aeronave entregue no início deste mês. Mais de 100 pilotos treinaram na aeronave baseada na série Global 6000, com manutenção e suprimentos já integrados ao sistema da Força. O Global 6000, menor, pode ser uma opção para transporte aéreo executivo, embora a empresa hoje esteja “realmente focada” no 8000.

O chefe do Comando de Mobilidade Aérea, General John Lamontagne, afirma que a Força Aérea considerou aeronaves da dimensão de jatos executivos para a função de reabastecimento.

Atualmente, a Força Aérea depende de aeronaves de grande porte para essa função — o KC-135 baseado no 707 e o KC-46 baseado no 767 — ou, potencialmente, do uso de caças para o chamado reabastecimento de duplas.

Adotar um jato executivo para a função de reabastecedor exigiria algum desenvolvimento, e os requisitos ainda precisariam ser projetados. Isso incluiria como o reabastecimento ocorreria, seja com uma sonda ou com mangueira e drogue. A Bombardier também realizou estudos de engenharia para outros programas para adicionar a capacidade de receber combustível no ar, diz ele.

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