• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bombardier Global equipado com o ARES realiza o 1º voo

4 de setembro de 2021
Bombardier Global equipado com o ARES realiza o 1º voo. L3Harris realizou  o primeiro voo do Global 6000/6500 configurado com o ARES para o Exército Americano. (Foto: L3Harris Technologies).
Bombardier Global equipado com o ARES realiza o 1º voo. L3Harris realizou o primeiro voo do Global 6000/6500 configurado com o ARES para o Exército Americano. (Foto: L3Harris Technologies).

Bombardier Global equipado com o ARES realiza o 1º voo. O Bombardier Global 6000/6500 equipado com Airborne Reconnaissance and Electronic Warfare System (ARES), fez o seu primeiro voo a partir da planta da L3 Harris Technologies de Waco/TX, em 27 de agosto. O Bombardier ARES é uma aeronave demonstradora de tecnologia para o programa Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão (HADES – US Army’s High Accuracy Detection and Exploitation System) do Exército dos Estados Unidos (US Army), que será capaz de integrar recursos da frota ISR (intelligence, surveillance, and reconnaissance) e de Guerra Eletrônica (Electronic Warfare) existente no US Army em um só vetor. A empresa ganhou o contrato para construir o ARES em novembro de 2020.

O ARES pode voar acima de 40.000 pés por até 14 horas com uma carga útil de 6.500 kg e empregando o sistema Long Range Precision Fires (LRPF) para combater ameaças de longo alcance. O objetivo é substituir os Beechcraft RC-12 Guardrail.

“As operações de voo acima de 40.000 pés aumentam a capacidade de sobrevivência da aeronave e a linha de visão, tornando o ARES e o HADES os principais capacitadores da rede de sensores para o atirador (S2S – sensor to shooter), a principal prioridade de modernização do Exército Americano. O alcance de missão estendido do ARES também reduz o risco da missão, eliminando a necessidade de operar perto de fronteiras desafiadas ou negadas, algo que não é possível com sistemas de detecção de menor altitude e alcance que temos hoje”, informou  Luke Savoie presidente da L3.

O HADES também foi instalado a bordo da aeronave Bombardier Challenger 650 ARTEMIS ou Airborne Reconnaissance and Targeting Multi-Mission Intelligence System. O contrato foi concedido em novembro de 2019 para integrar sensores e cargas úteis em um jato Bombardier Challenger 650.

A aeronave foi implantada na Europa no final de maio de 2020 para apoiar o exercício Defender do US Army, visando avaliar o que é possível ser feito em termo de capacidade futura para a aviação de asa fixa ISR. O ARTEMIS também participou do exercício do US Army Edge 21 em Dugway Proving Ground, Utah , em maio de 2021, novamente para avaliar o HADES e os sensores de comunicação.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login