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Bombardier encerrou linha de produção do Learjet após 60 anos

1 de abril de 2022
Bombardier encerrou linha de produção do Learjet após 60 anos (Foto: Bombardier).
Bombardier encerrou linha de produção do Learjet após 60 anos (Foto: Bombardier).

Bombardier encerrou linha de produção do Learjet após 60 anos. Após 60 anos, a Bombardier encerrou a linha de produção da icônica família de jatos executivos Learjet, originada a partir de um caça suíço. Uma pequena cerimônia foi realizada em 28 de março, em Wichita, Kansas, EUA, quando o último Learjet 75 deixou as instalações da empresa em voo de entrega ao cliente.

“Não há dúvida de que hoje é um dia emocionante para muitos de nós, pois marca o fim da era de produção do Learjet. No entanto, orgulho, foi o sentimento que vi mais proeminente em todas as minhas conversas com funcionários nos últimos dias. Orgulho por fazer parte desse legado incrível. E orgulho em deixar uma marca na história da aviação”, disse Tonya Sudduth, Vice-Presidente de Operações da Learjet.

Em fevereiro do ano passado, a fabricante havia anunciado os seus planos de encerrar a produção do Learjet, citando entre os principais motivos para isto, os desafios da dinâmica de mercado e novos concorrentes na categoria de jatos leves.

A famosa família de jatos executivos Learjet tem início na década de 1940, quando o fabricante de aeronaves suíço Flug-und Fahrzeugwerke Altenrhein (FFA), desenvolveu um caça monomotor para destinado para a Força Aérea Suíça. Dois protótipos do caça FFA P-16 foram construídos em meados dos anos 1950, sendo o primeiro perdido em acidente em agosto de 1955. O segundo protótipo completou com sucesso mais de 300 voos de testes, inclusive, ultrapassando a barreira do som em agosto de 1956.

Em primeiro plano o caça suíço FFA P-16, que originou o Lear Jet 23, ao fundo (Foto: Learjet).
Em primeiro plano o caça suíço FFA P-16, que originou o Lear Jet 23, ao fundo (Foto: Learjet).

Um lote de quatro aeronaves pré-produção, designados P-16 Mk.II foi construído com o impulso de um pré-contrato do governo suíço para adquirir uma centena desses novos caças. Entretanto, um novo acidente, agora envolvendo um dos jatos pré-produção em março de 1958, foi decisivo para o cancelamento do pedido pelo governo suíço, e o fim do projeto do caça FFA PA-16.

Em 1960, o empresário norte-americano Bill Lear adquiriu o projeto abandonado do FFA P-16, com objetivo de desenvolver e transformá-lo no seu primeiro jato executivo, o Lear Jet 23 (atual Learjet). Desde outubro de 1964, quando entregou a primeira aeronave desta família, mais de três mil jatos executivos, de mais de dez modelos diferentes (23, 24, 25, 31, 35, 36, 45, 55, 60, 70 e 75), foram entregues para centenas de clientes em todo o mundo.

Para marcar o fim desta, Eric Martel, CEO da Bombardier, espera realizar ainda em abril uma cerimônia para fechar com chave de ouro o legado dos jatos Learjet. Simultaneamente, será informado o futuro da planta da empresa em Wichita, que além de produzir as aeronaves, inclui um centro de serviços, engenharia e aeronaves de missão especial.

@FFO

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