Bombardeiros russos Tu-160 equipados com novos mísseis Kh-BD. Autoridades russas recentemente revelaram algumas atualizações dos bombardeiros de longo alcance Tu-160, entre elas, o novo míssil de cruzeiro Kh-BD. Desenvolvido pela Raduga MKB, subordinada à Tactical Missile Weapons Co., o Kh-BD é um derivado do míssil Kh-101.
As revelações foram divulgadas pelo Comandante da Aviação de Longo Alcance da Rússia, Sergey Kobylash, durante a visita do Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e do presidente norte-coreano, Kim Jong-un à Base Aérea russa de Knevichi, em Vladvostok, no sábado.
“Alojados em dois pods, com seis mísseis cada, os Kh-BD tem um alcance que excede 6.500 quilômetros”, disse Kobylash.
Apesar de diversas especificações sejam mantidas em sigilo, especialistas estimam que o alcance real do novo míssil poderá variar entre 7,5 e 8,5 mil quilômetros, e que possa levar múltiplas ogivas, permitindo atingir alvos separados por distâncias de 100 km. Especula-se que tenha potencial para levar cargas nucleares.
Rumores não confirmados sugerem que o Kh-BD seja constituído de materiais compostos avançados, o que lhe confere maior resistência e propriedades furtivas, dificultando a sua detecção por radares.
Em recente reunião com a Frota Russa do Pacífico, o ministro Shoigu disse que as Forças Aeroespaciais Russas está próxima de receber mais quatro bombardeiros Tu-160M e seis Il-76MD-90A.
Fonte: Notícias de Israel
@FFO