B-52H da USAF realizam missão global BTF. Os bombardeiros B-52H Stratofortress da USAF conduziram uma missão global de Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF – Bomber Task Force) na segunda-feira (17/05). A operação foi integrada com aeronaves das forças aliadas na Europa, região Indo-Pacífico e América do Norte, e foi conduzida em várias áreas de responsabilidade dos comandos combatentes.
A missão demonstrou a capacidade do Departamento de Defesa (DoD) de comandar e controlar suas forças de bombardeiros para qualquer missão atribuída em qualquer lugar do mundo, a qualquer momento, em apoio à Estratégia de Defesa Nacional. Os EUA demonstraram o seu compromisso com os aliados e parceiros por meio do emprego global das suas forças militares.
Os B-52H da 2nd Bomb Wing da Base Aérea de Barksdale, Louisiana, foram enviados para a Base Aérea de Morón, Espanha, para a missão BTF na Europa e África, enquanto outros bombardeiros Stratofortress foram enviados para a Base Aérea de Al Udeid, no Qatar, e uma BTF foi direcionada para a Base Aérea de Andersen, em Guam, na região Indo-Pacifico.
Um dia antes dos B-52H pousarem na Espanha, seis Stratofortress realizaram um evento de projeção de poder global, chamado Apex Charger. Eles voaram simultaneamente no Ártico, América do Norte, Europa Ocidental e na região Indo Pacífico, de acordo com o Comando Estratégico dos EUA.
“A velocidade, flexibilidade e prontidão dos nossos bombardeiros estratégicos desempenham um papel crítico em nossa capacidade de deter adversários em potencial, e sinalizar nosso apoio inabalável a nossos aliados e parceiros. Missões como esta fornecem oportunidades de treinamento inestimáveis com nossos aliados e parceiros para melhorar nossa interoperabilidade e demonstrar que nossas forças são capazes de operar em qualquer lugar, a qualquer hora, para enfrentar qualquer desafio de forma decisiva”, disse o Almirante Charles “Chas” Richard, Comandante do Comando Estratégico dos EUA.
Conforme o comunicado do Comando Central da USAF, os bombardeiros executaram a missão sem incidentes, e conduziram um valioso treinamento de integração e interoperabilidade com forças aéreas aliadas e parceiras. O planejamento e a execução de eventos de treinamento globais integrados como este, enfatizam que os EUA está ao lado dos seus aliados com o propósito e a capacidade militar para preservação da paz.
@FFO