Bombardeiros B-2 Spirit retornam ao voo após cinco meses de suspensão. O Comando de Ataque Global da USAF (AFSGC) divulgou em 22 de maio, o vídeo de um bombardeiro B-2 Spirit decolando e pousando na Base Aérea de Whiteman, no Missouri. Trata-se do primeiro voo desde 10 de dezembro do ano passado, quando toda a frota foi paralisada preventivamente após um acidente (detalhes aqui).
No comunicado publicado nas suas redes sociais, o AFSGC enfatizou que, mesmo durante a suspensão, a frota de B-2 permaneceu disponível para atender missões críticas de segurança nacional, em caso de necessidade.
Durante o período de suspensão das operações, as tripulações de B-2 treinaram regularmente nos simuladores em Whiteman AFB, além de realizar voos nos T-38 Talon. Simultaneamente os técnicos de manutenção garantiram que a preservação do revestimento furtivo que envolve o bombardeiro nuclear.
A USAF não divulgou detalhes da causa do acidente que provocou a suspensão dos voos. O acidente ocorreu após um pouso de emergência seguido de um princípio de incêndio na aeronave. Também não foram divulgadas quais ações foram tomadas para liberar as operações, nem fornecer o status da aeronave envolvida no acidente.
O Northrop B-2 Spirit foi o primeiro bombardeiro furtivo da USAF, tendo entrado em operação em meados dos anos 1990. Apenas 21 Spirit foram produzidos, sendo um deles perdido em acidente em 2008. Os 20 bombardeiros B-2 estão reunidos na 509th Bomb Wing e na 131st Bomb Wing da Guarda Aérea Nacional, ambas sediadas na Base Aérea de Whiteman.
@FFO