• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bombardeiros B-2 Spirit chegam à Islândia para uma BTF

27 de agosto de 2021

U.S. Air Force B-2 Spirit crew chiefs with the 509th Aircraft Maintenance squadron prepare a B-2 Spirit for takeoff at Whiteman Air Force Base, Missouri, Aug. 23, 2021. Thanks to its nearly 6,000-mile unrefueled range, the B-2 is capable of expediently delivering massive fire power anywhere on the globe through the most challenging enemy defenses. (U.S. Air Force photo by Senior Airman Parker J. McCauley)

Bombardeiros B-2 Spirit chegam à Islândia para uma BTF (Foto ilustrativa: Parker J. McCauley/USAF).

Bombardeiros B-2 Spirit chegam à Islândia para uma BTF. Três bombardeiros stealth B-2 Spirit da USAF, pertencentes à 509th Bomb Wing (509th BW), da Base Aérea de Whiteman, Missouri, chegaram à Base Aérea de Keflavik, na Islândia, na última terça-feira (24/08). Eles participarão de uma Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF – Bomber Task Force), em missões conjuntas com aliados da OTAN pela Europa e África.

“A cooperação regular entre unidades de bombardeiros e aliados nos ajuda a enfrentar melhor os desafios complexos do atual cenário de segurança global. Parcerias fortes são essenciais para nossa capacidade de dissuadir, defender e vencer”, disse o general Jeff Harrigian, comandante da USAF na Europa e África.

Tripulante da 509th BW, em Whiteman, aguarda liberação para embarcar suas bagagens rumo à Islândia (Foto: Parker J. McCauley/USAF).

As missões BTF ocorrem desde 2018, e oferecem para os militares americanos a oportunidade de familiarização com outros teatros operacionais, e oportuniza a integração com aliados, aumentando a prontidão e o treinamento em caso de necessidade de respostas rápidas em cenários de crise.

O conceito de enviar bombardeiros para novos locais como parte de BTF, foi iniciativa do General Timothy M. Ray, então Chefe do Comando de Ataque Global da USAF. Em fevereiro, Ray disse que as Forças-Tarefa de Bombardeiros aumentaram o moral, prontidão e o treinamento dos militares, além de fortalecer as parcerias, enquanto projeta o alcance e poder global da Força Aérea dos Estados Unidos.

Mesmo com a aposentadoria do General Ray, em julho deste ano, o seu sucessor, o General Anthony J. Cotton, tem mantido as BTFs em diversos locais do mundo. No início do ano, bombardeiros B-1B Lancer da Base Aérea Dyess, no Texas, foram implantados pela primeira vez em Orland, na Noruega, de onde realizaram diversas missões na região do Ártico. Ao mesmo tempo, bombardeiros B-2 de Whiteman foram posicionados em Lajes, nos Açores, Portugal, de onde voaram em várias missões conjuntas com os B-1B da Noruega, além de caças F-35 da Real Força Aérea Norueguesa, estacionados na Islândia.

Em comunicado, a USAF ressalta que, em conformidade com as regras sanitárias do Departamento de Defesa dos EUA, e da nação anfitriã, por conta da pandemia do COVID-19, os militares americanos irão cumprir um período de quarentena na Islândia, antes de iniciar as operações.

Fonte: USAF/Flight Magazine

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login