Bombardeiros B-2 são mobilizados em meio às tensões com o Irã. Bombardeiros furtivos Northrop Grumman B-2A Spirit da USAF partiram da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, com apoio de reabastecimento aéreo de aeronaves KC-135R Stratotanker e KC-46A Pegasus.
Na noite de 20 de junho decolaram da Whiteman AFB seis bombardeiros B-2A rumo a Anderson AFB em Guam, em mais um passo que visar “cercar o Irã”. Vale lembrar que o presidente Donald Trump deu um prazo de duas semana para decidir se irá ou não entrar em definitivo ao lado de Israel contra o Irã.
Com código-rádio METEE11, MYTEE12 e MYTEE12, a primeira esquadrilha de B-2A decolou para o primeiro Reabastecimento em voo (REVO), seguido da segunda esquadrilha com código rádio MYTEE21, MYTEE22 e MYTEE23 que também seguiu para o REVO. OS B-2A da 509th Bomb Wing reabasteceram com ao menos 8 KC-135R da USAF entre eles os 58-0034, 58-0046, 60-0350, 60-0351, 63-0505, 63-7987 e 63-8027, com códigos-rádio NITRO61 a NITRO64 e NITRO71 a NITRO74. Após reabastecer, os Spirits seguiram para a costa do pacífico para a costa de São Francisco. A última aeronave B-2 decolou às 11h47 UTC.
Os voos MYTEE 11/12/13 e MYTEE 21/22/23 foram transmitidos pela rádio HF de São Francisco na manhã de sábado (21/06), após o REVO complementar com 4 KC-46A com código-rádio HIFI 81 (USAF 17-46035), HIFI 82 (USAF 18-46045), HIFI 83 (USAF 16-46016) e HIFI 84 (USAF 16-46012) na aerovia AR5 West High, na costa da Califórnia.
Outra sessão de REVO com mais 4 KC-135R foi feita sobre o Havaí, antes dos B-2 seguiram para Guam.
Foi realizado reabastecimento imediatamente após a decolagem, sugerindo fortemente que a aeronave pode estar muito carregada, possivelmente com munições. Sendo feito outro REVO complementar antes de deixar a costa dos EUA. Eles seguiram para Guam. Elas pode ser deslocada para Diego Garcia, uma base militar estratégica dos EUA no Oceano Índico, de onde provavelmente partiriam os voos de ataque ao Irã. Diego Garcia está a somente 4.200 km do Irã.
O B-2 Spirit foi projetado para missões de ataque de longo alcance e consegue transportar armas convencionais e nucleares. É a única aeronave americana projetada especificamente para penetrar alvos fortemente defendidos, como instalações subterrâneas. Ele é a única capaz de levar a bomba anti-bunker Boeing GBU-57A/B Massive Ordnance Penetrator (MOP).
Várias instalações nucleares iranianas, incluindo a de Fordow, estão localizadas no subsolo e protegidas por camadas de material reforçado. For Acredita-se que essas instalações estejam fora do alcance da maioria das armas lançadas por via aérea, exceto aquelas transportadas por aeronaves como o B-2.
O B-2 Spirit é um bombardeiro furtivo de longo alcance operado pela USAF. Ele foi projetado para penetrar sistemas avançados de defesa aérea e lançar armas convencionais e nucleares. A aeronave consegue voar mais de 6.000 milhas náuticas (aproximadamente 9.656 quilômetros) sem reabastecimento e pode transportar até 18.000 kg de munições internamente. Seu perfil furtivo permite que ele evite a detecção por radar, tornando-o adequado para missões de ataque de alto risco contra alvos bem defendidos. O B-2 está em serviço desde o final da década de 1990 e desempenha um papel fundamental em operações estratégicas de longo alcance.
O movimento ocorre em meio a um reposicionamento mais amplo de ativos militares dos EUA em direção à Europa e ao Oriente Médio. Nas últimas semanas, dezenas de aeronaves americanas, incluindo caças, reabastecedores e plataformas de vigilância, foram mobilizadas para a região. Dois porta-aviões da US Navy, os CVN 68 e CVN 70, também estão operando na linha de frente, juntamente com outros elementos navais e da força aérea.
A presença de 8 aviões-tanque apoiando a missão indica uma operação de longo alcance. Embora o Departamento de Defesa não tenha confirmado oficialmente o destino ou objetivo, a escala e a coordenação do voo sugerem uma implantação pré-planejada.
No momento, não há indícios de um ataque iminente. No entanto, o momento do movimento é significativo, dadas as tensões atuais em torno do programa nuclear do Irã e a postura dos EUA na região.
A ponte aérea da USAF sobre o Atlântico continuou na noite de ontem, com pelo menos 7 C-17A Globemaster III e 1 C-5M Galaxy transportando carga para o leste, em direção à Europa.
Semana passada mais de 35 aeronaves de REVO KC-135R e KC-46A cruzaram o Atlântico rumo a Europa levando consigo vários caças F-35A e F-22A. Da Europa eles foram reposicionados em várias bases na região próxima ao Irã. Os F-22A provavelmente foram levados para a Base Aérea de Muwaffaq, também chamada de Base Aérea de Azraq, na Jordânia. Em Lages, nos Açores, estão estacionados quatro KC-46A Pegasus e nove KC-135R Stratotanker. Há várias aeronaves também na Europa e em outras bases da região.
Imagens de satélite de 19 de junho da Base Aérea Prince Sultan, na Arábia Saudita, mostram inúmeras aeronaves da USAF cestão se acumulando na base, incluindo pelo menos 54 F-16s, 22 KC-135s e 11 C-130s, bem como um punhado de outras aeronaves estacionadas em abrigos cobertos da base.
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