• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bombardeiros B-1B da USAF e caças Typhoons da OTAN sobrevoam os países do Báltico

5 de março de 2021
B-1B da 7th BW escoltado por caças Typhoon da Luftwaffe sobre a região do Báltico (Foto: GAF).

Em 03 de março, uma esquadrilha com bombardeiros estratégicos B-1B Lancer da Força-Tarefa de Bombardeiros 21 (BTF 21), da USAF, temporariamente baseados em Ørland, Noruega, realizou um sobrevoo das capitais de três países europeus. O “flyover” foi acompanhado alternadamente por caças Eurofighter Typhoon da Aeronáutica Militare de Itália (AMI) e da Luftwaffe (GAF), em serviço de Policiamento Aéreo Báltico (BAP) da OTAN.

A formação EUA-OTAN realizou sobrevoos das capitais dos países Bálticos, as cidades de Vilnius (Lituânia), Riga (Letônia) e Tallinn (Estônia), e teve como objetivo a demonstração da presença, prontidão e compromisso da OTAN com os países membros da Aliança.

Typhoon italiano voando em formação com o Lancer americano (Foto: AMI).

“A operação de caças de alerta aliados com bombardeiros de operação avançada destaca as capacidades em todo o teatro e o alcance de nossas forças aliadas. Este tipo de missão demonstra a determinação contínua da Aliança em manter a segurança e a estabilidade em toda a região”, disse o General Jeff Harrigian, Chefe do Comando Aéreo Aliado da OTAN e dos Comandos da USAF na Europa (USAFE) e na África (AFAFRICA).

O Tenente-Coronel Stefan Auer, Comandante do Destacamento alemão de Policiamento Aéreo da OTAN em Šiauliai, Lituânia, disse que “a integração em um ambiente multinacional é basicamente uma das tarefas mais importantes para o poder aéreo da OTAN e, especialmente aqui na região do Báltico. Ser capaz de executar isso com nossos jatos Eurofighter durante uma missão combinada com os B-1B dos EUA foi uma honra”, acrescentou.

O BAP OTAN é uma operação em tempo integral, realizada por caças aliados em conjunto com o Centro de Operações Aéreas Combinadas do Norte, da OTAN, em Uedem, Alemanha, que monitora todo o tráfego aéreo na região do Báltico. Sempre que necessário, o Centro aciona os caças de alerta na região, para identificar qualquer movimento fora dos padrões ou suspeito.

A missão especial que reuniu os três bombardeiros B-1B Lancer da 7th Bomb Wing (7th BW) da USAF, e os caças italianos e alemães da OTAN, foi realizada como parte dos exercícios de treinamento de táticas e procedimentos comuns para todas as forças Aliadas.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login