Bombardeiros B-1 pousam pela primeira vez em Spangdahlem na Alemanha. Dois bombardeiros B-1B Lancer da USAF estão destacados na RAF Fairford, Reino Unido, para a Força-Tarefa de Bombardeiros 22-1 (BTF – Bomber Task Force) do Comando Europeu dos EUA (EUCOM). Em 11/10, eles realizaram uma missão de treinamento JTAC (Joint Terminal Attack Controller) sobre a Lituânia, com uma inédita parada na Base Aérea de Spangdahlem, Alemanha, onde realizaram um reabastecimento “à quente” (hot pit).
As aeronaves 86-0110 e 86-0140 (código-rádio STORK 01 e 02), são pertencentes ao 345th Bomb Squadron, designados ao 9th Expeditionary Bomb Squadron, da 7th Bomb Wing, da Base Aérea de Dyess, Texas. Para as missões, elas estão integradas ao JTAC da coalizão na Lituânia, e à 352nd Special Operations Wing da USAF, sediada na RAF Mildenhall, responsáveis por designar os alvos terrestres simulados para as tripulações dos bombardeiros.
De acordo com os Comandos da USAF na Europa e África (USAFE-AFAFRICA), a missão serviu para aumentar a prontidão e a interoperabilidade dos controladores responsáveis pela coordenação de ataques aéreos em apoio às forças terrestres.
“As rotações do BTF permitem a total integração da nossa coalizão e empregue novas táticas em dois continentes. Nossas forças combinadas e multinacionais devem estar prontas para responder a qualquer ameaça a fim de manter a segurança global”, disse o General Jeff Harrigian, Comandante da USAFE-AFAFRICA.
O inédito pouso dos B-1 em Spangdahlem AFB, serviu para treinamento das equipes de apoio do 52nd Fighter Wing da USAF, sediados na Alemanha. A operação dos bombardeiros envolveu uma rápida parada para reabastecimento “hot-pit”, que consiste em abastecer os jatos, sem o desligamento dos seus motores, com objetivo de reduzir o tempo em solo.
Especificamente nesta operação, a eqiuopé da 52th FW testou o novo sistema de reabasteciomento VIPER (Versatile Integrating Partner Equipment Refueling). Trata-se de um kit ACE (Agile Combat Employment), que funciona como um adaptador universal para reabastecimento de aeronaves em aeródromos avançados desprovidos de apoio em solo.
O VIPER é um dos cinco projetos finalistas do AFWERX Spark Tank 2021, um programa interno da USAF que incentiva as melhores ideias e projetos inovadores desenvolvidos por seus militares. Em fevereiro deste ano, o kit VIPER recebeu um financiamento de US$ 1,2 milhão para concluir o projeto (veja o vídeo aqui).
Esta foi a primeira vez que o kit VIPER foi utilizado em uma aeronave diferente dos caças F-16 Fighting Falcons. Após o hot pit stop, os Lancers retornaram para a RAF Fairford.
Fonte: EUCOM
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO