Em 16 de março, três bombardeiros americanos B-2 Spirit da 509th Bomb Wing, Base Aérea de Whiteman, Missouri, voaram para a Base Aérea de Lajes, arquipélago dos Açores, Portugal, para um reabastecimento do tipo “hot-pit”, com motores acionados. Após a decolagem, dois B-2 prosseguiram para reunião com dois B-1B Lancer da 7th Bomb Wing, da Base Aérea Dyess AFB, Texas, na costa da Islândia, onde realizaram uma missão de Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF).
Os quatro bombardeiros efetuaram uma integração de longo alcance no extremo norte, com objetivo de aprimorar o adestramento em operações noturnas em um novo cenário operacional. Essas missões estratégicas BTF visam manter e aumentar a prontidão da USAF para eventual resposta a qualquer crise em todo o mundo.
“As missões da Força-Tarefa de Bombardeiros são essenciais para manter nossa vantagem competitiva global. É muito importante para os nossos tripulantes treinarem em ambientes únicos”, disse o Tenente-General Stephen Basham, subcomandante das USAF na Europa-Força Aérea na África.
As missões da BTF demonstram o compromisso dos EUA com a defesa coletiva da aliança da OTAN e são uma demonstração visível da sua capacidade de dissuasão estendida.
@FFO