Bombardeiro Vulcan seguirá sem um hangar. A associação Vulcan To The Sky (VTTS), anunciou que os planos de construir um hangar e um centro de visitantes para o AVRO Vulcan XH558 foram temporariamente abandonados. A instituição de caridade não conseguiu arrecadar as £ 2,2 milhões necessárias até o dia 31 de dezembro de 2021, para efetivar o arrendamento do terreno do futuro hangar.
Apesar da atitude positiva do Aeroporto de Doncaster Sheffield em relação ao projeto, o financiamento era essencial para o futuro da “The Vulcan Experience”. Não conseguir arrecadar o dinheiro suficiente para o projeto do hangar é um sério problema para o VTTS. Sem o abrigo, o clássico bombardeiro, que voou pela última vez em 28 de outubro de 2015 para Doncaster, permanecerá exposto sob as intempéries do clima.
“É com pesar que anunciamos que nossos planos para o The Vulcan Experience não seguirão como esperávamos devido a um déficit na arrecadação de fundos”, disse Michael Trotter, Diretor de Desenvolvimento do VTTS.
Em 2005 a Royal Air Force (RAF) repassou o XH558, último AVRO Vulcan em condições de voo no mundo, para o VTTS, onde recebeu a matrícula civil G-VLCN. Com o apoio financeiro do National Heritage Fund e de voluntários, o bombardeiro foi restaurado e recolocado em condições de voo. A restauração custou £ 6,5 milhões e 26 meses de trabalho, e foi concluída em agosto de 2007.
O XH558 restaurado recebeu a “Permissão Especial de Voo” em julho de 2008, quando foi oficialmente apresentado ao público durante o RAF Waddington Air Show. Nos anos que se seguiram, as exibições do Vulcan encantou milhares de entusiastas e fãs do clássico bombardeiro, cujo futuro está sob o clima do Reino Unido.
@FFO