• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bombardeiro chinês H-6 visto pela primeira vez com mísseis balísticos KD-21

3 de abril de 2025
Bombardeiro chinês H-6 visto pela primeira vez com mísseis balísticos KD-21 (Foto: Redes Sociais).
Bombardeiro chinês H-6 visto pela primeira vez com mísseis balísticos KD-21 (Foto: Redes Sociais).

Bombardeiro chinês H-6 visto pela primeira vez equipado com mísseis balísticos KD-21. Recentes imagens de um exercício militar revelaram o que parece ser a primeira confirmação de bombardeiro H-6K da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) transportando dois mísseis balísticos lançado do ar (ALBM) KD-21.

A fotografia chamou a atenção de Andreas Rupprecht, especialista em aviação militar chinesa, o qual afirmou que esta seria a primeira confirmação visual de um bombardeiro H-6K configurado operacionalmente com os ALBM KD-21.

O KD-21 é uma munição relativamente nova no arsenal de mísseis da China e tem sido objeto de especulação devido às suas características de seu alcance operacional e capacidade de ataque. Não há divulgação oficial das suas especificações por parte da PLAAF ou da mídia estatal chinesa.

O H-6K é um bombardeiro estratégico de longo alcance baseado em um design da era soviética e modernizado pela indústria chinesa. Equipado com mísseis de cruzeiro e, cada vez mais, armas de precisão standoff, esta aeronave é a espinha dorsal da capacidade da PLAAF de conduzir operações de ataque de alcance estendido.

Se confirmado, o KD-21 adicionaria uma capacidade de míssil balístico ao H-6K — sugerindo uma nova dimensão na doutrina de ataque de precisão de longo alcance da China. Analistas notaram que um ALBM oferece vantagens operacionais em termos de mobilidade, tempo de resposta e capacidade de sobrevivência em comparação com lançadores baseados em terra.

A China não reconheceu oficialmente o programa KD-21 e seu papel operacional permanece obscuro. As imagens, no entanto, sugerem que o sistema está agora em serviço na linha de frente, pelo menos em implantação limitada e em exercícios de treinamento.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login