Bombardeiro B-52H da USAF pousa na Coreia do Sul após três décadas. A USAF está participando das celebrações do 70º aniversário da aliança EUA-Coreia do Sul, com uma enorme demonstração de poder aéreo durante a Exposição Internacional Aeroespacial e Defesa de Seul (ADEX 2023). O evento ocorre entre 17 e 22 de outubro na Base Aérea de Seul.
Uma das atrações da ADEX 2023 será a participação de um bombardeiro B-52H Stratofortress da USAF, em sua primeira visita no país em três décadas, de acordo com a Sétima Força Aérea. O “Buff” (apelido do B-52H) matrícula 60-0021 realizou dois sobrevoos sobre o evento, antes no Aeroporto de Cheongju, 140km ao sul da capital sul coreana.
A USAF enviou para a Exposição de Seul pelo menos oito modelos de aeronaves, incluindo: F-22 Raptor, F-16 Fightning Falcon, A-10 Thunderbolt II, C-17 Globemaster III, C-5 Galaxy, KC-135 Stratotanker, U-2 Dragon Lady, E-3 Sentry e o B-52H.
“Esta participação com demonstrações aéreas e exibições estáticas, incluindo o pouso do B-52 no país, fazem parte do nosso compromisso contínuo de promover a paz, a estabilidade e a prosperidade na península coreana”, disse a Major Rachel Buitrago, diretora de Assuntos Públicos da 7ª Força Aérea.
Embora os B-52 Stratofortress raramente tenham pousado na Coreia do Sul, eles frequentemente participam de exercícios conjuntos próximos ou sobre a Península Coreana, principalmente depois que a Coreia do Norte intensificou seus lançamentos de mísseis balístico intercontinental. Alegadamente essas armas de Pyongyang teriam a capacidade de atingir o território continental dos Estados Unidos.
Em resposta, o governo do presidente Joe Biden se comprometeu a aumentar os exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul, incluindo com meios com capacidade nuclear, como bombardeiros estratégicos e os submarinos com mísseis balísticos. Na semana passada, o porta-aviões USS Ronald Reagan fez escala em Busan, na Coreia do Sul.
“O ano de 2023 marca 70 anos de aliança entre os Estados Unidos e a República da Coreia – uma aliança que se revelou sólida face aos desafios ao longo de muitas décadas. Está entre as alianças bilaterais mais interoperáveis, capazes e dinâmicas do mundo. Estamos honrados em demonstrar o nosso compromisso com esta parceria através da nossa participação dos EUA no ADEX 23 de Seul, como parte do nosso compromisso contínuo de promover a paz, a estabilidade e a prosperidade na península coreana”, disse o Tenente-General Scott Pleus, Comandante da Sétima Força Aérea e Vice-Comandante das Forças dos EUA na Coreia, em um comunicado .
@FFO