Bombardeiro B-21 Raider tem voado até duas vezes por semana. Após o voo inaugural realizado em novembro do ano passado, o futuro bombardeiro B-21 Raider da USAF tem realizado até dois voos de testes por semana na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Os testes em solo de duas aeronaves semelhantes estão dentro do cronograma previsto.
“Estamos realmente começando a estabelecer uma cadência de voos”, disse o Presidente de Aeronáutica da Northrop Grumman, Tom Jones, em um painel de discussão sobre o B-21. “Somos capazes de realizar até dois voos de testes em uma determinada semana”, disse Jones.
A informação foi divulgada por autoridades envolvidas no programa B-21, durante a Air, Space & Cyber Conference da AFA, realizada entre 16 e 18/09 no Gaylord National Resort & Convention Center, em National Harbor, Maryland.
“Tudo o que ouvimos é que ele voa muito parecido com o modelo [digital]. Conseguimos fazer expansões significativas do envelope de voo até o momento, e estamos descobrindo que o modelo é preciso o suficiente para informar nossos pontos de teste e planos de ação. Estamos seguindo bem”, disse Jones.
“As qualidades de manobrabilidade são melhores do que o esperado nas simulações, validando a precisão dos modelos digitais que a equipe desenvolveu e analisou ao longo de muitos anos”, disse o piloto de testes da Northrop Grumman, Chris “Hoss” Moss.
Apesar de existirem três protótipos em testes, apenas deles voou até agora. Jones disse que o objetivo da Northrop com o T-1 (a primeira aeronave de testes de voo) era que ele fosse o mais próximo possível da versão de produção. Os testes de voo até agora validaram amplamente o desempenho previsto digitalmente. Não foi informado quando o segundo protótipo voará.
“Temos um avião em testes de voo e dois em testes estruturais. Um deles está passando por teste de vida estrutural, onde equipamentos forçam mecanicamente a fuselagem para descobrir até onde ela pode suportar antes da ruptura. Os testes determinarão como o B-21 envelhecerá ao longo do tempo. Se você pretendemos construir e operar muitos deles por um longo tempo, este é um trabalho muito importante”, disse o Executivo da Northroph.
Um porta-voz da USAF disse que os três protótipos do B-21 submetidos aos testes, fazem parte dos seis exemplares previstos para compor o plano de avaliação do projeto. De acordo com Jones, os protótipos sendo muito próximos da versão de produção, há grande economia de tempo de desenvolvimento e redução de riscos do programa.
Conforme William Bailey, Diretor do Escritório de Capacidades Rápidas da USAF, responsável pela gerencia do programa B-21, o Raider foi projetado com a filosofia de arquitetura aberta, portanto pode ser rapidamente adaptado às mudanças de acordo com as ameaças e necessidades de combate.
“O ambiente de ameaças é muito complexo e muito dinâmico. Nossos adversários nos observam há 30 anos. Eles não são estúpidos, e não são estáticos, e estão demonstrando que podem desenvolver e colocar em campo coisas que complicam nossos planos, e é por isso que essa busca por um design aberto é tão importante”, disse Bailey.
“A Força Aérea também não é estúpida ou estática”, destacou o Executivo. “Nós os observamos também, e realmente naquele ponto isso nos permite não apenas levar em conta um ambiente onde haverá novas ameaças, mas também possibilita oportunidades para novas tecnologias e empresas, quando buscamos inavações.”
Fonte: AF&M
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