Pela primeira vez na história, um bombardeiro B-1B Lancer da USAF operou em território polonês. Em 12 de março, a aeronave da 7th Bomb Wing, Base Aérea de Dyess, Texas, operando em uma missão da Força-Tarefa de Bombardeiros na Europa Oriental, pousou na Base Aérea de Powidz, Polônia.
No solo de Powidz, o Lancer foi reabastecido no padrão “Hot pit” (à quente), quando a aeronave mantém os motores acionados e a tripulação permanece na cabine, o que reduz drasticamente o tempo de permanência em solo. Durante a missão, o B-1 realizou treinamento com caças suecos JAS-39 Gripen, F-16 Fighting Falcon poloneses e F-16 dinamarqueses, e também realizou um reabastecimento em voo com um KC-135 Stratotanker da 100th Air Refueling Wing, da Royal Air Force Mildenhall, Reino Unido.
Conforme um comunicado da USAF, o reabastecimento hot-pit é uma ferramenta do Agile Combat Employment (ACE), que aumenta a capacidade dos bombardeiros de se posicionar e operar rapidamente a partir de locais remotos com vários níveis de capacidade e suporte. O ACE aumenta a letalidade, fortalece a interoperabilidade e aumenta a eficiência no cumprimento da missão.
As missões da Força-Tarefa de Bombardeiros demonstram o compromisso dos EUA com a defesa coletiva da aliança da OTAN e são uma demonstração visível da capacidade dos EUA de dissuasão estendida.
@FFO