• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bombardeiro B-17G e caça P-63F colidem em voo durante show aéreo

14 de novembro de 2022
Bombardeiro B-17G e caça P-63F colidem em voo durante show aéreo. Impressionante fotografia espalhada nas redes sociais mostra o momento após a colisão das aeronaves (Foto: Redes Sociais).

Bombardeiro B-17G e caça P-63F colidem em voo durante show aéreo. Dois “warbirds”, aviões históricos da Segunda Guerra Mundial, colidiram em voo na tarde de sábado (12/11), diante de milhares de expectadores de um show aéreo realizado no Aeroporto Dallas Executive (KRBD), no Texas.

O acidente envolveu um bombardeiro Boeing B-17G Flying Fortress (matrícula civil N7227C) e um caça Bell P-63 Kingcobra (matrícula N6763) durante uma apresentação no “Wings Over Dallas”, um festival aéreo alusivo ao Dia dos Veteranos e organizado pela Commemorative Air Force (CAF).

As diversas filmagens espalhadas rapidamente nas redes sociais, mostram uma esquadrilha mista de caças e bombardeiros warbirds se aproximando para uma passagem no sentido da pista 31 para a 13 do Aeroporto de Dallas Executive.

No momento do acidente é possível ver o B-17 alinhado com a pista 31, com alguns caças passando ao seu lado quando, inesperadamente, o P-63 se aproxima em alta velocidade pelo lado esquerdo e colide violentamente contra a parte traseira da Flying Fortress. Na impressionante imagem que segue, o B-17 é cortado ao meio, e seus destroços, juntamente com o que sobrou do Kingcobra, caem ao solo explodindo em seguida.

As aeronaves caíram na área gramada no lado esquerdo da pista 31, sem atingir ninguém em solo. De acordo com as equipes de resgate, destroços da aeronave caíram na Rodovia 67, que foi interrompida para limpeza.

As autoridades locais informaram oficialmente seis vítimas fatais no acidente, sendo cinco tripulantes da B-17 e o piloto do P-63. A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que o acidente será investigado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).

A Boeing B-17G N7227C “USAF 44-83872” (c/n 77235) era pertencente ao American Airpower Heritage Flying Museum, com sede em Houston, Texas. Fabricada em 1944, esta Flying Fortress era figurinha fácil nos shows aéreos pelos Estados Unidos.

Boeing B-17G Flying Fortress acidentada no último sábado (Foto: Alan Wilson).

Fabricado em 1946, o caça Bell P-63F “USAF 43-11719” (c/n 296E1-1R) também pertencia à frota do American Airpower Heritage Flying Museum. De acordo com o site Air History, este Kingcobra era o último exemplar operacional do modelo P-63F.

Bell P-63F Kingcobra acidentad no último sábado (Foto: Gail Snyder, III).

Fundada em 1957 com o objetivo de preservar a história da aviação militar dos EUA, a CAF acumulou uma frota de mais de 180 aeronaves da Segunda Guerra Mundial, o que representa a maior coleção mundial de warbirds operacionais.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login