Tonopah Test Range. Dia 25 de agosto de 2020. A USAF, através do Los Alamos National Laboratory em parceria com a Sandia National Laboratories, completou os primeiros testes em voo de integração da nova bomba nuclear de ação por gravidade B61-12 na aeronave Lockheed Martin F-35A. A B61-12 empregada era em escala real e inerte, e foi lançada a partir do bomb bay.
O Tonopah Test and Training Range é considerado um local secreto situado no extremo noroeste do Estado de Nevada e tem sido usado para para vários tipos de testes de armas nucleares, bem como outras atividades de pesquisa, desenvolvimento e avalição ao longo destes anos. É lá que estão sendo mantidos em “conserva” os F-117A que, por algumas vezes tem sido vistos voando em missões não muito bem elucidadas.
O F-35A lançou a bomba teste B61-12 no FL105, que incluía componentes não nucleares funcionais e componentes nucleares simulados. O artefato voou 42 segundos antes de atingir.
“Executamos com sucesso este histórico e primeiro teste de voo do F-35A no Tonopah Test Range dentro dos critérios de entrega especificados”, disse Brian Adkins, o gerente de alcance da instalação.
“Este foi o primeiro teste voltado para checar os sistemas, incluindo mecânico, elétrico, comunicação e liberação entre o B61-12 e o F-35A”, acrescentou Steven Samuels, gerente da equipe de sistemas B61-12 de Sandia.
O teste foi particularmente significativo, uma vez que o F-35A vai carregar a B61-12 internamente, ao contrário de outros caças, como o F-15E, que irá também ser capaz de usar esta arma. Os bombardeiros Stealth B-2 e os futuros bombardeiros B-21, também carregam essas bombas internamente, mas voam em velocidades subsônicas.
A B61-12 é a primeira arma nesta família de bombas nucleares, que tem um sistema de orientação GPS/INS na forma de um kit instalado na semelhante aos usados em bombas convencionais JDAM (Joint Direct Attack Munition).
Não é a primeira vez que o F-35 leva um B61. Houve outros testes de voo desde 2019, mas todos ligados a testes de transporte, integração ao bomb bay, comportamento em voos de alta carga G e de separação, isto é, lançamento do armamento para verificar seu comportamento ao sair da baia de bombas. Este foi o primeiro lançamento com componentes ativos visando acoplar o alvo e o nível de precisão.
Em junho de 2020, a Sandia informou que a B61-12 estava totalmente compatível com Boeing F-15E Strike Eagle. O mesmo foi conformado com relação ao Northrop Grumman B-2 Spirit. O F-15E foi a primeira aeronave a lança a B61 10 em março de 2020, tento dos testes rapidamente evoluído para autorizar o uso da arma nuclear na frota de F-15.
A integração no F-16C/D Viper ainda é um plano e se ocorrer, poderá beneficiar operadores de Viper da OTAN, assim como a compra da Alemanha dos F/A-18E/F se definindo, a B61-12 poderá adicionada ao arsenal do Super Hornet tanto para a Luftwaffe como para a USN/USMC.
@CAS