• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bolívia vai comprar dois helicópteros em caráter de urgência

21 de dezembro de 2023
Bolívia vai comprar dois helicópteros em caráter de urgência (Foto ilustrativa: FAB).
Bolívia vai comprar dois helicópteros em caráter de urgência (Foto ilustrativa: FAB).

Bolívia vai comprar dois helicópteros em caráter de urgência. O governo da Bolívia autorizou, por meio de decreto presidencial, a compra de dois helicópteros multifuncionais para reforçar as capacidades de operações aéreas em missões de ajuda humanitária e proteção civil. A decisão em caráter de urgência foi tomada após o país sofrer graves incêndios florestais recentemente.

Promulgado pelo presidente Luis Arce Catacora em 30 de novembro, o Decreto presidencial autoriza o Ministério da Economia e Finanças Públicas transferir os recursos do Tesouro Geral da Nação (TGN) para a aquisição de dois helicópteros pelo Ministério da Defesa em caráter excepcional e dispensada de licitação.

“Para responder a desastres e/ou emergências, o objetivo deste Decreto Supremo é autorizar excepcionalmente o Ministério da Defesa a adquirir 2 (dois) helicópteros polivalentes”, estabelece o artigo 1º do Decreto Supremo nº 5.074, publicado no Diário Oficial da Bolívia.

Segundo o Decreto, as novas aeronaves serão destinadas à Força Aérea Boliviana (FAB) e terão uso preferencial em operações de defesa civil, resposta a desastres, emergências humanitárias, entre “outras ações em benefício da população”.

Nos últimos meses, os departamentos de Beni, Cochabamba, La Paz e Santa Cruz sofreram graves danos causados por incêndios florestais. Em conjunto entre as Forças Armadas Bolivianas e órgãos de governo, mais de cinco mil profissionais participaram de missões de combate às centenas de focos de incêndio. Foram utilizados sete helicópteros equipados com helibalde, ou bambi bucket, que realizaram aproximadamente 100 surtidas.

Embora no momento não tenham sido dados mais detalhes sobre a aquisição, a Força Aérea Boliviana tem os helicópteros Airbus AS332 C1e como seu meio de asa rotativa mais capaz. A FAB também opera outros modelos, como o Harbin Z-9.

Atualmente a frota de helicópteros da Força Aérea Boliviana está composta seis AS332 C1e Super Puma (atual H215), três EC145 (H145), dois AS350B3 Ecureuil (H125), dez Bell UH-1H Iroquis e quatro Robinson R44 Raven I.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login