A USAF e a aeronave espacial autônoma Boeing X-37B receberam o prestigiado Troféu Robert J. Collier, pelas conquistas na área de aeronáutica e astronáutica em 2019 nos Estados Unidos.
Em 27 de outubro de 2019, o Boeing X-37B retornou a Terra após 780 dias em órbita (dois anos, um mês e 20 dias), estabelecendo um novo recorde de permanência no espaço. O avião autônomo, sobrevoou os Estados Unidos, em espaço aéreo controlado, e pousou com sucesso no Kennedy Space Center da NASA.
A National Aeronautic Association (NAA) concedeu o prêmio Collier ao X-37B pelo seu desempenho, eficiência e segurança de voo.
Projetado e construído pela Boeing, operado em parceria com a Força Espacial dos USA (USSF – United States Space Force) e gerenciado pelo Departamento de Recursos Rápidos da USAF, o X-37B é uma plataforma de testes espacial reutilizável, projetada para levar experimentos para a órbita e trazê-los de volta para Terra.
“Ressaltando a importância do espaço para os Estados Unidos, o Troféu Collier celebra a missão recorde do X-37B”, disse a Secretária da USAF, Barbara Barrett. “A maioria dos americanos usa diariamente o espaço para navegação, informação e comunicação. Sofisticado e descomplicado, o X-37B avança na tecnologia de aeronaves espaciais reutilizáveis e realiza experimentos no espaço que retornam para a Terra para estudos complementares.”
A Boeing facilita a integração de experimentos no sistema X-37B e ajuda a identificar oportunidades de experimentos que possam ser incluídos nas futuras missões da espaçonave. O X-37B é o 33º projeto da Boeing que concorre a um prêmio Collier.
“Estamos realmente honrados que as mulheres e os homens da equipe X-37B estejam sendo reconhecidos com o Troféu Collier”, disse a presidente e CEO da Boeing Defense, Space & Security, Leanne Caret. “Eles não apenas conquistaram um lugar entre as lendas de nossa indústria por meio de seu compromisso com a inovação e desempenho, mas as suas realizações influenciarão a próxima geração no desenvolvimento espacial e aeroespacial para o benefício de toda a humanidade.”
Em 2019, o avião espacial quebrou seu próprio recorde anterior de permanência em órbita de 718 dias. O programa registrou mais de 2.865 dias e viajou mais de 1 bilhão de milhas em órbita. Originalmente projetado para missões de 270 dias, o X-37B bateu recordes em cada um dos cinco voos anteriores. Sua primeira missão foi em 2010.
Este é o nono troféu Collier compartilhado entre a USAF e Boeing, que conquistaram o prêmio com projetos icônicos, como o B-52, o X-15, o GPS e o C-17 Globemaster III.
O primeiro Troféu Robert J. Collier foi entregue em 1911, e entre os vencedores estão Orville Wright; a tripulação da Apollo 11 que pousou na Lua; a Estação Espacial Internacional, construída pela Boeing para a NASA; o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, construído a Marinha Americana; e os aviões comerciais Boeing 747, 777 e 787.
@FFO