Boeing vai produzir novos CH-47ER Chinook para a Royal Air Force. O Comando de Operações Especiais dos EUA concedeu à Boeing um contrato de US$ 599 milhões, através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sales), aprovado pelo Departamento de Estado, para o fornecimento de 14 helicópteros CH-47ER Chinook de alcance estendido para a Royal Air Force (RAF). A informação foi divulgada pela Boeing em 22 de junho, através de comunicado oficial.
“Esses Chinooks são o futuro da carga pesada, construído sobre uma base existente de capacidade avançada e acessibilidade de ciclo de vida. Este contrato para aeronaves do Bloco II prepara o terreno para os próximos 60 anos de excelência Chinook no campo de batalha”, disse Andy Builta, vice-presidente da Boeing e gerente do programa H-47.
O Reino Unido será o primeiro operador internacional de um CH-47ER Chinook Block II, cujas entregas estão programadas para começar em 2026. As aeronaves serão produzidas na unidade da Boeing na Pensilvânia, que também produz o V-22 Osprey e o MH-139A Gray Wolf.
Com os novos helicópteros Chinook Extended Range, o Reino Unido pretende substituir algumas das 60 unidades mais antigas ainda em serviço, recebidas nos anos 1980. Os CH-47F Bloco II Extended Range (ER) é caracterizado pela instalação de tanques com capacidade aumentada, que ampliam substancialmente o raio de ação e autonomia.
A Boeing e a RAF celebraram recentemente o 40º aniversário da primeira entrega de Chinook ao Reino Unido, neste ano que marca os 60 anos do primeiro voo deste icônico helicóptero.
Líder global no segmento aeroespacial, a Boeing desenvolve aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países. Como uma das principais exportadoras dos Estados Unidos, a empresa alavanca os talentos de uma base global de fornecedores, promovendo oportunidades, sustentabilidade e impacto econômico. A equipe diversificada da Boeing está comprometida com a inovação para o futuro, através dos seus valores essenciais, a segurança, qualidade e integridade.
Fonte: Boeing Defense