A Boeing e a USAF completaram, nas instalações da Davis-Monthan AFB – Arizona, a primeira conversão conjunta de um General Dynamics F-16A/C em alvo aéreo.
A primeira aeronave, o QF-16C block 30 USAF QF-068 (85-1402), foi entregue no mês passado para o 82nd Aerial Targets Squadron (ATRS), sediado em Tyndall AFB, Flórida. A aeronave será usada no treinamento das unidades de combate, como alvo aéreo não tripulado.
O 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG) da USAF e a Boeing, assinaram uma Parceria Público-Privada (PPP) para ativar uma segunda linha de conversão de drones QF-16, em Davis-Monthan AFB, para acelerar a produção, atualmente centralizada nas instalações da Boeing em Cecil Field, Jacksonville, Flórida.
“A entrega do primeiro alvo aéreo não tripulado QF-16 Boeing-AMARG, é o resultado da cooperação e sinergia que esperávamos quando criamos esta parceria público-privada com à Boeing. Embora a configuração e conversão de drones seja algo relativamente novo para o AMARG, esperamos melhorar cada vez mais a eficiência nas atividades e na redução de custos para ambos os parceiros”, disse o Col. Jennifer Barnard, comandante do 309th AMARG. “
A conversão de aeronaves retiradas de serviço F-16A/C em drones QF-16, envolve modificações estruturais e instalação de diversos componentes nas células. Através de comandos enviados por uma estação em solo, diretamente para o piloto-automático da aeronave, o QF-16 é capaz de voar e realizar manobras como um avião tripulado normalmente.
A Boeing iniciou em 2015 a conversão de antigos F-16A/C em QF-16. Mais de 120 aeronaves estão em contrato para serem modificadas, e aproximadamente 40% já foram entregues até este momento.
@FFO