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Boeing T-7A Red Hawk passa por testes com novo assento ejetável e avança para a COI prevista para 2027

9 de maio de 2025
Boeing T-7A Red Hawk passa por testes com novo assento ejetável e avança para a COI prevista para 2027 (Foto: Boeing).
Boeing T-7A Red Hawk passa por testes com novo assento ejetável e avança para a COI prevista para 2027 (Foto: Boeing).

Boeing T-7A Red Hawk passa por testes com novo assento ejetável e avança para a COI prevista para 2027. A USAF anunciou que seu futuro treinador avançado Boeing T-7A Red Hawk recentemente passou por um teste bem-sucedido do novo sistema de assento ejetável e prevê que o jato alcance a Capacidade Operacional Inicial (COI) até novembro de 2027.

A informação foi repassada por Darlene Costello, Secretária Adjunta da USAF para Aquisição, Tecnologia e Logística, durante uma audiência no Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Estados Unidos no dia 07 de maio.

Recentemente o T-7A foi submetido a um teste do sistema de ejeção e do novo canopi na Base Aérea de Holloman, no Novo México. O assento recebeu um novo sequenciador que aciona o paraquedas por um período mais longo, reduzindo o risco de lesões no pescoço e na coluna durante a descida. O canopi foi redesenhado para que ele se desintegre de forma mais segura, evitando ferimentos aos tripulantes ​​por estilhaços de vidro.

Teste de ejeção em alta velocidade do novo sistema do T-7A Red Hawk, realizado em 16 de abril pelo 846º Esquadrão de Testes na Base Aérea de Holloman, Novo México (Foto: USAF).
Teste de ejeção em alta velocidade do novo sistema do T-7A Red Hawk, realizado em 16 de abril pelo 846º Esquadrão de Testes na Base Aérea de Holloman, Novo México (Foto: USAF).

O teste foi realizado pelo 846º Esquadrão de Testes em 16 de abril e avaliou o mecanismo de escape remodelado do Red Hawk, empregando dois manequins – leve e pesado – ​​durante uma ejeção a 450 nós (824 km/h) de velocidade. O sistema deverá passar por novo teste em agosto.

O supersônico monomotor T-7A Red Hawk substituirá os envelhecidos treinadores T-38 Talon, em serviço há cerca de 60 anos. O projeto do futuro treinador avançado da USAF enfrentou contratempos relacionados à segurança durante os testes, causando importantes atrasos no cronograma original previsto.

Em 2021, a USAF revelou que o T-7A sofria instabilidade no eixo de rolagem em ângulos de ataque elevados. No final de 2022, foram divulgados problemas com o software de controle de voo e do sistema de ejeção. Problemas com instrumentos de testes resultaram em dados de imprecisos e no início de 2024 a Boeing identificou problemas de qualidade na produção de alguns componentes.

O T-7A substituirá o T-38 da década de 1960, oferecendo capacidades avançadas de treinamento de pilotos (Foto: USAF).
O T-7A substituirá o T-38 da década de 1960, oferecendo capacidades avançadas de treinamento de pilotos (Foto: USAF).

“Agora resolvemos todos requisitos do sistema de treinamento, bem como as questões de estabilidade. Um teste recente de qualificação com o sistema de ejeção demonstrou ótimo desempenho”, disse Costello.

Através de um acordo assinado em 2018, a empresa sueca Saab foi subcontratada pela Boeing para fornecer componentes do T-7A Red Hawk. Para isso, em 2021 a Saab inaugurou sua fábrica em Indiana, onde produz a seção traseira da fuselagem do jato. Costello acrescentou que a Saab retomará a produção dos componentes no próximo mês de agosto.

Em março, a Boeing revelou que entregara ainda neste ano um simulador de voo na Base Conjunta San Antonio-Randolph, precedendo a entrega dos primeiros jatos T-7A da produção inicial para o 99º Esquadrão de Treinamento de Voo da USAF, previstos para o início de 2026.

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