Boeing-Saab T-7 Red Hawk entra na segunda fase de testes de voo. A Boeing informou em 22 de junho, que iniciou a segunda fase de testes de voo do T-7A Red Hawk, a nova aeronave de treinamento avançado desenvolvida para a USAF, em conjunto com a sueca Saab. No primeiro dia foram realizadas três saídas para verificações de desempenho do caça e avaliação das capacidades digitais.
O contrato da Boeing com a USAF para o Programa T-X de Treinamento Avançado de Pilotos (ATP – Advanced Pilot Training Program), está na fase de Engenharia e Desenvolvimento de Produção (EMD – Engineering and Manufacturing Development). Serão produzidos 351 aeronaves Red Hawk que substituirão os antigos Northrop T-38 Talon. Até o momento, duas aeronaves PRJ (Production-Representative Jets) foram construídas e estão no programa de testes em voo, e outras cinco unidades EMD serão adicionadas à frota de testes.
No mês de abril, a Saab entregou em St Louis a primeira sessão traseira da fuselagem do T-7A, que imediatamente foi para a linha de produção EMD. Em 13 de maio, conforme noticiamos aqui no Site da RFA, foi realizada com sucesso a união das sessões dianteira e traseira do novo caça. A primeira de cinco aeronaves produzidas pelo EMD, deverá estar completamente montada em setembro.
Fonte: Janes